Uma Dupla Conquista na Fazenda Engenho Novo

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014

Reassentamento de 30 Famílias em São Gonçalo

Texto: Rachel Las Casas, Madlene Provençano e Flávia Maywald

 

No último dia 12 de setembro de 2014 foram formalmente reassentadas trinta famílias que ocupavam irregularmente o lote 32 do Assentamento Rural Fazenda Engenho Novo, gestionado pelo ITERJ em São Gonçalo, lote este destinado ao reflorestamento. A medida se deu em cumprimento ao acordo judicial firmado junto ao Ministério Público, nos autos do processo nº 1646179-26.2011.8.19.0004. Para tanto, foram construídas trinta unidades habitacionais, que fazem parte do Conjunto Residencial Ebenézer, localizado em pequena área urbana no mesmo assentamento.  


A cerimônia de entrega das casas e dos títulos de propriedade foi singela, mas repleta de alegria e emoção. Havia harmonia e felicidade nas expressões e comportamentos de todos ali presentes. Após muita luta, tanto do Estado, quanto das famílias autorizadas, coroamos o processo de entrega com uma bonita celebração. O ITERJ, entretanto, continuará apoiando a organização comunitária de forma a promover o empoderamento basilar para a conquista de melhorias nas condições de vida e sustentabilidade para essas famílias.

 

A cerimônia de entrega das casas e dos títulos de propriedade foi singela, mas repleta de alegria e emoção. 

 

Nesta mesma ocasião, celebramos também a entrega oficial do Galpão Rural para guarda de equipamentos e insumos com vistas ao incentivo à produção dos agricultores e à melhoria da logística do escoamento da produção, promovendo a segurança das máquinas, a guarda dos insumos, sementes e demais produtos necessários ao desenvolvimento dos projetos de assistência técnica, e o apoio à extensão rural. Disponibilizamos também um espaço adequado para a realização de encontros, cursos, reuniões e escritório da Associação de Produtores e técnicos do ITERJ, com toda a infraestrutura adequada ao bom funcionamento dos trabalhos. 


Com essas iniciativas pretendemos qualificar a vida, incentivar a produção rural e incrementar a geração de renda e trabalho entre os assentados atendidos pelo Estado.  
 

Veja mais na Galeria de Fotos: http://www.iterj.rj.gov.br/iterj_site/galeria/uma-dupla-conquista-na-fazenda-engenho-novo-44

Mais notícias

Comentários