ITERJ tem semana de atuação em duas comunidades do Estado pela regularização fundiária

Terça-feira 15 de Setembro de 2020

Cerca de mil famílias terão a titulação de seus imóveis nas comunidades de Cachamorra, zona oeste do Rio, e Nova Conquista, em Itatiaia

O Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), órgão da Secretaria das Cidades, está com trabalhos em andamento em duas comunidades fluminenses a partir desta terça-feira (15). Equipes da Diretoria de Regularização Fundiária (DRF) estão na Comunidade Cachamorra, em Campo Grande, na zona oeste do Rio, coletando assinatura de moradores que receberão a titulação de regularização de seus imóveis. Em Itatiaia, Região Médio Paraíba do Estado, as equipes da Diretoria de Cadastro e Cartografia (DCC) estão atualizando o cadastramento de moradores da comunidade Nova Conquista.

“Trata-se de uma segunda etapa de regularização fundiária nesta comunidade. Em 2017 mais de 400 títulos foram entregues aqui e, agora, temos cerca de 200 cadastros para atualizar para a titulação ainda este ano”, explica o Diretor de Cadastro e Cartografia, Nelson Pacheco, que estará, juntamente com equipes da Prefeitura de Itatiaia, até quinta-feira (17) realizando os trabalhos na comunidade do sul fluminense.

Em Cachamorra, os servidores da DRF atuarão também nos dias 17, 22 e 24. “São 800 famílias que terão seus lotes regularizados. Para evitar aglomerações, foi necessário organizar a coleta de assinatura em quatro dias”, conta o Diretor de Regularização Fundiária, Luiz Cláudio Vieira, explicando ainda que os trabalhos foram divididos em turnos, contando com distribuição de senha, organizado em parceria com representantes da comunidade.

Para o Presidente do ITERJ, Clebson Guilherme, é gratificante ver os trabalhos do órgão fluindo. “Estamos dando andamento ao planejamento do ITERJ de agilizar os processos e avançar pelas diversas regiões do Estado, tendo como meta garantir ao povo fluminense, que ainda não detém do seu título de posse, a dignidade e a felicidade do direito à moradia”.

"O Governo do Estado tem priorizado a regularização fundiária no Rio de Janeiro como forma de promover cidadania e garantir direito à moradia a muitas famílias. Mesmo em um momento de pandemia, já entregamos quase mil títulos nesse semestre e nossa meta é acelerar os trabalhos para fazer com que ainda mais pessoas sejam beneficiadas com esse documento" celebra o Secretário das Cidades, Juarez Fialho.

Clique aqui e confira outras imagens em nossa galeria

Por: Rafael Brito

Moradores de Nova Conquista, em Itatiaia, atualizam cadastro com equipes do ITERJ e Prefeitura do Município.

Equipes do ITERJ e Prefeitura de Itatiaia atenderão moradores de Nova Conquista até o dia 17/09. A expectativa é o atendimento de quase 200 famílias

Em Cachamorra, Campo Grande, zona oeste carioca, ITERJ coletará a assinatura de cerca de 800 títulos em quatro dias de trabalho

Servidor do ITERJ checando a temperatura corporal e a higienizando a mão de morador de Campo Grande