Trabalho em prol da agricultura familiar

Quinta-feira, 10 de Maio de 2018

Abertura da mesa do dia 24 de abril da Jornada

Por Roberta Sá

Os servidores George Ribeiro e Luís Mendes, do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro - Iterj, compuseram a mesa de abertura do dia 24 de abril da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, realizada pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, que acontece no período de 18 de abril a 18 de maio de 2018.

 

No evento, os profissionais contaram sobre as ações de extensão realizadas no assentamento rural Mutirão Campo Alegre, localizado nos municípios de Nova Iguaçu e Queimados, Baixada Fluminense. Além disso, alguns agricultores de Campo Alegre estão apresentando e vendendo seus produtos na Feira Agroecológica que acontece durante a Jornada.


A assentada Débora Figueira — que planta quiabo, milho e outras culturas — disse que o apoio à comercialização é um dos caminhos para que mais pessoas possam viver só do campo. Hoje, além dos eventos acadêmicos ocasionais, os agricultores do assentamento vendem os produtos agrícolas de forma contínua na Feira da Roça, em Queimados, Feira da UFRRJ, campus Nova Iguaçu, e no comércio local da baixada fluminense.

 

ff

A partir da esquerda: Rodrigo de Jesus, Débora Figueira, George Ribeiro e Maurício Bernardo na Feira da Jornada Universitária

 

Dos 80 agricultores do assentamento rural Campo Alegre assistidos pelo Iterj, aproximadamente 30 têm a produção agrícola como a única fonte de renda. As principais plantações são aipim, quiabo, feijão de corda, maxixe e batata doce. Alguns assentados também produzem queijo e ovos caipiras. Além da assistência técnica, o Instituto de Terras concede maquinários e insumos para o auxílio da produção.

 

Além da possibilidade de comercializar os produtos dos agricultores familiares, esses eventos ajudam a divulgar a importância do agricultura  familiar na  produção da diversidade de alimentos que vêm para nossa mesa.

 

Veja mais fotos: http://www.iterj.rj.gov.br/iterj_site/galeria/trabalho-em-prol-da-agricultura-familiar-104

Mais notícias

Comentários