Termo de Cooperação beneficiará agricultores da Fazenda Engenho Novo

Quinta-feira, 10 de Maio de 2018

Mayumi Sone e Sidney Luiz de Matos Mello

Por Roberta Sá

 

Na quinta-feira (03/05), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) assinaram um Termo de Cooperação Técnica (TCT) para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão no assentamento rural Fazenda Engenho Novo, localizado em São Gonçalo, na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Essa aproximação com a universidade é um dos caminhos para alcançar a sustentabilidade socioeconômica dos agricultores familiares dessa comunidade e, consequentemente, trazer a garantia da permanência das famílias na terra. 

 

A ideia é capacitar os agricultores familiares para que possam conhecer técnicas inovadoras que impulsionam a produção e contribuem para a melhora da qualidade ambiental local. Para isso, a parceria definiu um plano de atividades com base em cinco programas: Programa de Monitoria de Postura, Programa de Tratamento de Água Residuária e Fertirrigação, Operação e Manutenção de Tratores, Manejo e Conservação do Solo e da Água e Construções Rurais e Ambiência.

 

"A ideia é capacitar os agricultores familiares para que possam conhecer técnicas inovadoras que impulsionam a produção e contribuem para a melhora da qualidade ambiental local".

 

O Programa de Monitoria de Postura é o mais avançado até o momento e já desenvolveu cartilha para o registro e acompanhamento da produção e manejo de galinhas poedeiras, com o objetivo de fornecer ovos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O material é interativo, acessível e simples para o dia a dia do campo. Além disso, a equipe do departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente (TER) da UFF criou o vídeo “Projeto Monitoria de Postura” para orientar o produtor quanto ao funcionamento da cartilha.



A reunião para a assinatura do Termo contou com a participação de Sidney Luiz de Matos Mello, reitor da UFF; Mayumi Sone, presidente do Iterj; Luiz Roberto Pereira, diretor de assentamentos e projetos; Sérgio Bandeira, gerente de assentamentos; Leonardo Lopes e Leonardo Oliveira, profissionais do Iterj encarregados pelo assentamento rural Fazenda Engenho Novo; e Bruno Serafini Sobral, analista da Assessoria de Planejamento, quem participou diretamente da concepção e elaboração do TCT.

 

Saiba mais sobre o Programa de Monitoria de Postura: https://bit.ly/2ryUpoi

 

 
Mais notícias

Comentários