Serra do Matoso: em busca de desempenho superior

Terça-feira 25 de Fevereiro de 2014

Grupo em frente à câmara rústica de climatização

Por André Luiz Corrêa

 

Iterj estimula assentados da Serra do Matoso a visitarem a Associação de Produtores Orgânicos da Pedra Branca para troca de experiências.

 

No último dia 12/02, um grupo de assentados da Serra do Matoso visitou a Associação dos Agricultores Orgânicos da Pedra Branca, localizada na comunidade do Rio da Prata, no bairro de Campo Grande, zona oeste do município do Rio de Janeiro. O objetivo é buscar melhores práticas no campo que conduzam ao desempenho superior.

A Associação é vinculada à Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro – ABIO, por meio do Sistema Participativo de Garantia (SPG), metodologia em que instituições, produtores e consumidores participam ativamente da garantia da qualidade do produto orgânico. Além disso, os associados da Pedra Branca possuem como principal canal de comercialização o circuito carioca de feiras orgânicas.

 

A visita permitiu que os assentados do Iterj conhecessem um processo de climatização (maturação) de banana e de caqui a partir do uso de álcool etílico (álcool de uso doméstico), método permitido pela legislação de produção orgânica vigente no país. A ocasião também foi aproveitada para se conhecer uma pequena fábrica de banana passa e para a troca de conhecimento sobre manejo de bananais, comercialização de produtos da agricultura familiar e associativismo.

 

Os assentados, que também são organizados em associação de produtores, mostraram-se motivados com a experiência e sugeriram uma visita dos produtores da Pedra Branca à Serra do Matoso, para a realização de outras atividades sobre produção de banana. Eles também já ensaiam as primeiras iniciativas para a adoção de práticas utilizadas na produção sob manejo orgânico no dia-a-dia do trabalho na comunidade.

 

Apresentação da fabriqueta de banana passa.   

 

André Luiz Corrêa é Analista de Desenvolvimento Agrário do Iterj

Mais notícias

Comentários