Quando os objetivos da luta começam a se tornar realidade

Quarta-feira, 17 de Junho de 2015

Execução da obra na Comunidade Manuel Congo

Por Roberta Sá

 

O Condomínio Ocupação Manuel Congo, localizado em um edifício na Cinelândia, área central da capital fluminense, através de financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades (MCMV Entidades), iniciou o processo de reforma das suas 42 unidades residenciais, com áreas variando de 30,97m² a 63,41m², aprovado pelas famílias. Faz parte também do projeto a reforma da fachada do prédio.

 

O MCMV Entidades é uma experiência inovadora, já que promove a autogestão coletiva. Isso significa que os próprios moradores dos movimentos sociais podem contratar uma construtura ou  ser os responsáveis pela execução da obra através de mutirão. Dessa forma, o processo de negociação é facilitado e os ganhos em favor da população podem ser direcionados para o beneficiamento do prédio. 

 

Elisete, uma das representantes de Manuel Congo, afirma que na autogestão as pessoas podem participar do trabalho e a consequência é a valorização da conquista da moradia digna. Percorrendo os corredores e conversando com as pessoas, pode-se perceber o sentimento coletivo segundo o qual a mudança só depende da união dos moradores. A organização dos mutirões, por exemplo, está espalhada pelos corredores e todos estão dispostos a aprender e contribuir para o projeto. 

 

Todo esse envolvimento da comunidade na execução também permite que cada unidade habitacional seja única. “Eu vou colocar um  peixinho decorando o meu banheiro, todo mundo está rindo. Mas, já falei que irei colocar”, conta Elizete, sorridente. 

 

"A organização dos mutirões, por exemplo, está espalhada pelos corredores e todos estão dispostos a aprender e contribuir para o projeto".

 

A autogestão na execução da obra é uma das várias experiências por eles vivenciadas de mobilização coletiva neste condomínio. O próximo objetivo é fazer com que a comunidade seja autosustentável economicamente por meio de um Restaurante e de uma Casa de Samba no local. O Iterj, em parceria com a comunidade de Manuel Congo, busca neste momento financiamento para projetos idealizados pela comunidade, todos voltados à manutenção do imóvel e à geração de trabalho e renda para as famílias residentes.    

 

 

 

Curta a página do Iterj no Facebook: https://www.facebook.com/pages/ITERJ/185010024992667

 

Veja mais fotos no Portal do Iterj: https://bit.ly/2uukUws

 

Mais notícias

Comentários