Produtores da Fazenda Experimental Italva concluem curso “Negócio Certo Rural”

Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020

Lina Barreto e o pai Sebastião Gonzaga: família toca junta granja em assentamento assistido pelo ITERJ

Qualificação é destinada a pequenos produtores rurais e suas famílias

 

Produtores do assentamento Fazenda Experimental Italva, na região Noroeste Fluminense, concluíram nesta semana o curso "Negócio Certo Rural", oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-Rio). Foram cinco encontros em um programa de 46 horas/aula, sendo 2 horas de consultoria em sala de aula e 4 horas na propriedade dos produtores, que são assistidos pelo Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ). O objetivo do curso é desenvolver e melhorar a gestão da pequena propriedade rural, fortalecendo as atividades familiares no campo.

 

Sr. Sebastião Gonzaga, 57 anos, é um dos produtores rurais que conta com o apoio do ITERJ em Italva. Ele e sua família administram uma granja com 150 galinhas caipiras, em uma área de 80m² mas, desta vez, foi sua filha, Laudelina Barreto, 30 anos, quem correu para o curso. 

 

Lina, como é conhecida, está saindo das aulas do SENAR qualificada e cheia de ideias: “para mim foi muito importante porque aprendi sobre planejamento e organização, depreciação de bens e a mensurar custos fixos e custos variáveis, além de aprimorar o que eu já sabia. Daqui para frente quero colocar em prática tudo isso para melhorar ainda mais a nossa produção - dobrar a área construída do galpão e alcançar a meta de 1.120 aves. Assim poderemos atender melhor o mercado local e, quem sabe, a merenda escolar da região?!” planeja, otimista, a filha do Sr. Gonzaga.  

 

Participaram do curso "Negócio Certo Rural" outros três produtores da Fazenda Experimental Italva, dentre eles, dois agricultores que atuam com hortaliças. Para o Técnico de Desenvolvimento Agrário do ITERJ, Vinícius Porto, que atua no assentamento, o treinamento trouxe uma nova visão sobre a gestão da propriedade rural. “Isso é muito importante para os produtores pois muitos têm dificuldades para calcular os custos e avaliar novas possibilidades de negócios”, aponta o servidor.

 

Texto: Rafael Brito

Foto: Vinícius Porto

Galeria de fotos

"A meta agora é ampliar a granja e a produção de galinhas e ovos caipiras, de 150 aves para 1.120", diz Lina Barreto após curso Negócio Certo Rural (Foto Vinícius Porto)

1/2
Os agricultores Gelson Domingos (de boné) e Rogério Robaina em sala de aula: mais qualificação (Foto: Vinícius Porto)

Os agricultores Gelson Domingos (de boné) e Rogério Robaina em sala de aula: mais qualificação (Foto: Vinícius Porto)

2/2
Mais notícias

Comentários