Produção agroecológica de mudas de hortaliças na comunidade de Jacó

Quarta-feira, 22 de Junho de 2016

Produtores de Jacó

Texto elaborado por André Luiz Corrêa - Analista de Desenvolvimento Agrário do ITERJ

 

“Quando a gente colhe couve, começa bem cedo e tem que parar de vez em quando... o frio é tanto que a mão fica dormente!” - Dona Marina, agricultora da comunidade rural do Jacó.
 

A comunidade rural do Jacó encontra-se a cerca de 1500 m de altitude, próxima a maciços limítrofes ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Petrópolis. Em Jacó vivem 40 famílias de agricultores e agricultoras, gente simples, que trabalha muito e persevera na superação de obstáculos.


No último dia primeiro de junho, fazendo uso de uma estufa agrícola adquirida com recursos oriundos do Convênio celebrado entre o BNDES e o ITERJ, foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas sobre a produção de hortaliças pela equipe técnica do Instituto de Terras.


Em reuniões previamente realizadas com a Comunidade, foi decidido que a rotina de produção de mudas na estufa será baseada em procedimentos preconizados pela agroecologia, com uso de práticas agrícolas sustentáveis e de insumos de origem biológica ou de baixo impacto ambiental, aspectos fundamentais para uma comunidade localizada próxima a uma unidade de conservação de proteção integral.  


Na primeira etapa da atividade, houve uma explanação sobre as diferentes estruturas de estufas, preparo de substrato, escolha de variedades e tratos culturais. Posteriormente, no interior da estufa, realizou-se a semeadura de hortaliças em bandejas,  com substrato enriquecido com insumos biológicos para posterior comparação. O resultado será avaliado durante o desenvolvimento das mudas.

 

Outras atividades já foram agendadas com o grupo participante, tais como um mutirão para a ampliação do suporte de bandejas de mudas e a montagem do sistema de irrigação no interior da estufa.

 

Curta a página do Iterj no Facebook:https://www.facebook.com/ITERJ-185010024992667/

Veja mais fotos no Portal do Iterj: http://www.iterj.rj.gov.br/iterj_site/galeria/producao-agroecologica-de-mudas-de-hortalicas-na-comunidade-de-jaco-84

 

 

 

Mais notícias

Comentários