Primeira ação de reflorestamento do Iterj terá início em Terra Prometida

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2014

Margem do Rio Iguaçu


A ação de recuperação ambiental é uma iniciativa conjunta do Iterj e da construtora Odebrecht. 

 

Devido à construção do Arco Metropolitano, 13,48 hectares do Assentamento de Terra Prometida serão reflorestados, ao longo de 3,5 km à margem do Rio Iguaçu, como forma de compensação ambiental nesta Área de Proteção Permanente-APP atualmente degradada. Esta ação representa uma vitória não só para a Comunidade como para o para o Estado do Rio de Janeiro, mitigando os efeitos do passivo ambiental originado pelas obras do Arco.


Prezando pela transparência e diálogo nas suas ações, o Iterj promoveu no dia 10 de novembro uma assembleia na Comunidade, ocasião em que o projeto, que dependerá do apoio e do cuidado dos assentados, foi integralmente aprovado por 25 dos 31 presentes.


Na última sexta-feira (14/11), as equipes do Iterj e da Odebrech realizaram uma vistoria técnica para definição do local em que os trabalhos serão iniciados. Além do reflorestamento, 1.500 mudas de árvores frutíferas serão doadas à Comunidade e, ainda, foi aberta a possibilidade de contratação dos assentados nas diferentes etapas de desenvolvimento do projeto. 


O processo de reflorestamento nas margens dos rios é essencial na recuperação ambiental. A mata em torno dos rios é comparável aos cílios humanos, que são responsáveis por proteger nossos olhos, tanto que o nome desse tipo de vegetação é mata ciliar. Em Terra Prometida, hoje, essas margens vulneráveis provocam o assoreamento do rio Iguaçu e, consequentemente, as inundações que assolam o local. 
 

Veja mais na Galeria de fotos: http://www.iterj.rj.gov.br/iterj_site/galeria/primeira-acao-de-reflorestamento-em-terra-prometida-55

Mais notícias

Comentários