Presidente e Diretora do ITERJ participam de seminário no TRF2

Terça-feira 30 de Julho de 2024

Palestrantes falam da parceria com Comissão de Soluções Fundiárias
 

O presidente do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), Robson Claudino, e a diretora de Regularização Fundiária, Mariana Felippe, participaram do segundo dia do Seminário “Soluções Fundiárias na Justiça Federal da 2ª Região”. O encontro aconteceu na terça-feira (30/07), no auditório do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no Rio de Janeiro, com palestras dos representantes de instituições envolvidas nos conflitos.

 

— Juntar todas as esferas (federal, estadual e municipais) é histórico. Ter essa interlocução e estreitar os laços cada vez mais é muito importante –  afirmou o presidente da autarquia estadual que cuida da regularização fundiária fluminense, destacando sobre a importância da união de todos.

 

Em sua apresentação, Mariana Felippe, ressaltou a postura da comissão. 

 

— Estamos acostumados a gabinetes, ao trabalho burocrático. É uma alegria enorme ver que vocês conseguiram enxergar o outro. É assim que conseguimos avançar, indo além do que está nos papéis em cima da mesa — disse a diretora de Regularização Fundiária do ITERJ.

 

Outros participantes refletiram ainda sobre a mudança de paradigma que a comissão tem provocado, estimulando uma nova mentalidade ao advogado público e humanizando os conflitos, sem perder de vista o interesse público.

 

O seminário contou ainda com as participações do subprocurador Regional Federal da 2ª Região, Danilo Sarmento Ferreira; a superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no Rio de Janeiro, Maria Lúcia de Pontes; o procurador–geral de Campos, Roberto Landes da Silva Junior;  do defensor regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro, Thales Arcoverde Treiger; do procurador regional da União da 2ª Região, Cláudio José Silva; do procurador do Ministério Público Federal, também procurador regional dos Direitos do Cidadão Adjunto, Julio José Araújo Junior e do Chefe de Gabinete da Prefeitura do Rio, Fernando dos Santos Dionísio.

 

— Estabelecemos uma parceria, num grande esforço para garantir direitos fundamentais. Temos que evitar o uso da força para resolver conflitos. Além disso, a comissão dá a possibilidade de outras instituições que não estão no processo judicial, participarem. São janelas de oportunidade – afirmou o subprocurador do TRF2.

 


Fonte: TRF2

Galeria de fotos

"Juntar todas as esferas - federal, estadual e municipais - é histórico. Ter essa interlocução e estreitar os laços cada vez mais é muito importante", afirmou o presidente do ITERJ

1/4

"Estamos acostumados a gabinetes, ao trabalho burocrático. É uma alegria enorme ver que vocês conseguiram enxergar o outro. É assim que conseguimos avançar, indo além do que está nos papéis em cima da mesa", disse a diretora de Regularização Fundiária.

2/4
ITERJ: o Presidente Robson Claudino e Diretora Mariana Felippe falam da parceria com Comissão de Soluções Fundiárias em seminário do TRF2.

ITERJ: o Presidente Robson Claudino e Diretora Mariana Felippe falam da parceria com Comissão de Soluções Fundiárias em seminário do TRF2.

3/4
Desembargador Ricardo Perlingeiro, mediador no seminário  “Soluções Fundiárias na Justiça Federal da 2ª Região”.

Desembargador Ricardo Perlingeiro, mediador no seminário “Soluções Fundiárias na Justiça Federal da 2ª Região”.

4/4
Mais notícias

Comentários