Parece coisa de cinema: aerofotogramétrico nos assentamentos rurais

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2013

Por Gisele de Albuquerque Ferret, Analista de Desenvolvimento Fundiário do ITERJ

Analistas obtêm informações geoespaciais a partir de fotografias aéreas.
 

Parece cinema, mas é uma realidade que beneficiará 20 assentamentos rurais assistidos pelo ITERJ. Todo o trabalho é realizado com o que há de mais moderno em termos de mapeamento aerofotogramétrico, a aeronave possui equipamentos de alta sensibilidade para aquisição de dados, tais como uma Unidade Inercial de Medição (IMU) e um receptor GNSS geodésico de dupla frequência, que possibilita a obtenção de coordenadas precisas do Centro Perspectivo de cada imagem registrada.


O mapeamento está sendo realizado por meio de uma câmera digital de grande formato, com restituição planimétrica compatível à escala 1:2000 de uma área de aproximadamente 130 km². Será realizado também um perfilamento a laser, que consiste em um levantamento de pontos com três coordenadas (x, y, e z) e tem por objetivo obter dados altimétricos do terreno. Tais dados auxiliarão projetos de engenharia e tomadas de decisões de apoio e incentivo às comunidades da região levantada.
 

Com a tecnologia é possível fazer o o georreferenciamento e a certificação dos assentamentos junto ao INCRA, atendendo a Lei Federal n° 10267/2001, que obriga o georreferenciamento de todos os imóveis rurais brasileiros. Além disso, os dados cartográficos gerados estarão estruturados para ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas) e, no futuro, poderão ser utilizados e analisados pelos diferentes usuários do SIG ITERJ.
 

 

Mais notícias

Comentários