Parceria entre ITERJ e 39 municípios fluminenses fomenta a regularização fundiária no estado

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

A regularização fundiária de interesse social - destinada a moradores de comunidades rurais e urbanas - está presente em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. No último ano, o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) já firmou parceria com 39 municípios fluminenses. Graças a acordos de cooperação técnica, diversas localidades estão sendo beneficiadas.

A união entre Estado e municípios tem garantido a celeridade do processo de regularização fundiária, assegurando quem mais precisa desse tipo de trabalho: o cidadão-morador das comunidades atendidas. As prefeituras têm viabilizado o trabalho do Iterj, que inicia na vistoria técnica, passando pela pesquisa fundiária, levantamento topográfico, cadastro socioeconômico e projeto de parcelamento da área ocupada.

Nesta última, que antecede a emissão dos títulos, o Instituto de Terras mapeia o sistema viário, equipamentos públicos, áreas de preservação ambiental (se tiver) e os lotes para, então, a prefeitura analisar e declarar a Área com Especial Interesse Social (AEIS).

O presidente do Iterj, Robson Claudino, explica que o trabalho é muito mais que a simples entrega de um documento.

— O morador que recebe o título de proprietário da sua casa tem a oportunidade de cuidar melhor do que é seu e a tranquilidade de que ninguém vai tirar ele ou ela dali sem a justa compensação. É muito importante para uma família a segurança de ter onde morar  — diz Claudino.

A parceria entre o Iterj e os 37 municípios do estado do Rio de Janeiro, reforça a sinergia dos gestores e fortalece as regiões fluminenses. Para os prefeitos, o termo de cooperação técnica é a garantia de um trabalho de excelência, considerando a capacidade técnica detida pelo Iterj. Os convênios têm como resultado final a dignidade das famílias.

– A conquista tem um importante caráter social e atende famílias vulneráveis, assegurando o direito de moradia — conclui o presidente do Iterj.

Confira as 39 cidades que já assinaram Cooperação Técnica com o ITERJ

Região do Médio Paraíba