Novo galpão facilitará a gestão e a participação no assentamento Rubião, em Mangaratiba

Domingo, 2 de Novembro de 2014

Inauguração do Novo Galpão, Mangaratiba

Texto: Ricardo Oliveira

 

O Assentamento Rubião está localizado no vale do Rio Sahy, na região da Costa Verde, no sul do estado do Rio de Janeiro, a 500 metros de altitude e totalmente inserido na APA (Área de Proteção Ambiental) de Mangaratiba. Trata-se de uma região serrana de mananciais, com grande parte do seu território coberta por mata atlântica, conservando grande diversidade de vida animal e vegetal.  

 

A antiga Fazenda Rubião foi transformada em assentamento estadual no ano de 1998, após ter sido desapropriada judicialmente, por meio do Mandado de Transcrição Imobiliária expedida em 1985. Isso ocorreu após mobilizações feitas pelos antigos moradores da fazenda que atuavam como meeiros que foram influenciados pela CPT – Comissão Pastoral da Terra e também por técnicos da extinta Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários.  

 

Ao longo de sua história, a produção agrícola no Assentamento Rubião se transformou: a produção de bananas, em larga escala, tem declinado e cedido espaço para a própria mata atlântica e também para áreas de pastagens, que são utilizadas, atualmente, para criação de gado leiteiro. Outros cultivos permanecem, em pequena escala, como é o caso da cultura do aipim, do feijão, do caqui, dos citros e de palmeiras, como: a palmeira real, o açaí e a pupunha, destinados a extração de palmitos, além da criação caseira de porcos e galinhas.  

 

Ao longo do tempo, ocorreu certa descaracterização do assentamento com a venda de alguns lotes para pessoas que não tinham o perfil de agricultor familiar. Atualmente, a presença do Estado é constante e necessária, pois ainda existe uma considerável pressão humana para ocupar irregularmente a área, que possui, além das belezas naturais, um clima ameno e grande riqueza de águas. Sendo assim, o fortalecimento da agricultura familiar é a meta para o retorno e a manutenção do homem no campo, minimizando a transferência de lotes para pessoas que não estão envolvidas com a necessária produção de alimentos. 

 

O ITERJ tem se empenhado no apoio ao desenvolvimento sustentável do assentamento Rubião. Desde janeiro de 2013, existe um acompanhamento diário das atividades desenvolvidas no assentamento por meio de uma equipe técnica específica. Esse acompanhamento já mostra resultados: há uma estagnação do processo de ocupação irregular e um maior envolvimento da comunidade, nas propostas de projetos do ITERJ, para o desenvolvimento do assentamento. 

 

Entre os projetos em desenvolvimento está o fornecimento de produtos para a merenda escolar, o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, através do qual produtores do assentamento fornecem os seguintes produtos: banana prata, couve, aipim, palmito de palmeira real, almeirão e melado. Outro projeto interessante em andamento é o de apoio e adequação sanitária e ambiental da produção leiteira. O Assentamento Rubião conta com um trator agrícola e um micro trator equipados com implementos, além de um caminhão, todos concedidos pelo ITERJ. Além disso, são fornecidos, também, insumos destinados ao fomento da produção.  

 

Esse acompanhamento já mostra resultados: há uma estagnação do processo de ocupação irregular e um maior envolvimento da comunidade, nas propostas de projetos do ITERJ, para o desenvolvimento do assentamento. 

 

E já há futuros desafios. Criou-se, por exemplo, uma comissão gestora das máquinas e equipamentos da Associação, que visa a uma maior descentralização das decisões e melhoria no controle da frota, o que normalmente ficava a cargo do presidente da Associação. Outro pensamento é a definição de um projeto de estábulo a ser construído nos lotes dedicados a pecuária leiteira.  

 

Assim, pode-se afirmar que o Galpão recém-inaugurado no dia 18 de outubro de 2014 é uma extensão do ITERJ, que será fundamental tanto para a manutenção e controle das máquinas e equipamentos concedidos, como para facilitar a participação dos assentados no processo decisório e no crescimento produtivo daquelas famílias. 

 

Veja mais na Galeria de Fotos: http://www.iterj.rj.gov.br/iterj_site/galeria/inauguracao-do-galpao-de-mangaratiba-48

Mais notícias

Comentários