Moradores de Unidos Venceremos recebem títulos de propriedade depois de 25 anos de luta

Domingo, 22 de Julho de 2012

Secretaria de Estado de Habitação entregou 195 títulos aos moradores da comunidade Unidos Venceremos, no bairro Retiro, em Petrópolis

A Secretaria de Estado de Habitação entregou neste domingo 195 títulos de propriedade aos moradores da comunidade Unidos Venceremos, no Retiro, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O terreno ocupado é de propriedade do Estado do Rio de Janeiro e foi declarado como Área de Especial Interesse Social (AEIS), através da lei nº 5.393/98. A concessão dos documentos foi realizada pelo Instituto de Terras e Cartografia do Estado (ITERJ), vinculado à secretaria. A presidente do ITERJ, Mayumi Sone, participou da entrega de títulos.

Ao todo, 800 comunidades em todo o estado passam pelo processo de regularização fundiária. A previsão, de acordo com o secretário Estadual de Habitação, Rafael Picciani, é entregar 38 mil títulos até 2014.

– A regularização é um processo de erradicação da pobreza e de redução de desigualdades sociais, que garante dignidade e a transferência do direito para os herdeiros do beneficiário – afirma o secretário Rafael Picciani. – Ela também possibilita a universalização do acesso das famílias carentes à moradia formal e o direito à cidade, além de afastar moradores da clandestinidade. Para as prefeituras, facilita intervenções urbanísticas, de infraestrutura básica e complementar nas áreas regularizadas –, acrescenta o secretário.

Com o documento, os moradores podem regularizar contas de luz, água, telefone, tornando os serviços mais confiáveis. Fica mais fácil garantir avanços e cobrar das concessionárias as indispensáveis e urgentes melhorias nos serviços.

Ao lado da mulher, Maria da Penha, o aposentado Luiz Carlos de Assis comemorou a entrega do título, o que encerrou uma luta de 25 anos.

- Quando chegamos tudo aqui era mato. Nós abrimos ruas, construímos nossas casas. Mas sempre ficava a dúvida sobre o nosso direito de propriedade, agora, está tudo resolvido. Podemos comprovar nosso endereço e promover melhorias nas nossas casas, porque agora sabemos que ninguém nos tira daqui - disse Assis.

O assentamento Unidos Venceremos está inserido em uma área de maior porção, que também abrange os moradores da comunidade Atílio Marotti - num alcance total de 400 famílias.

Além da legalização das casas dos moradores do Unidos Venceremos, o ITERJ também analisa a inserção dos moradores do Atílio no programa de legalização de casas. A proposta é atender a esse grupo por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), em associação com a Companhia Estadual de Habitação.

» Fotos: Diário de Petrópolis - Matéria: ASCOM SEH

Mais notícias

Comentários