Mapa Temático de Assentamentos é tema de capacitação no ITERJ

Quarta-feira, 2 de Outubro de 2019

Servidores assistem à palestra

O objetivo da ferramenta é usar tecnologia e inovação em prol de ações públicas mais assertivas.

 

No dia 23 de setembro, os servidores da Diretoria de Assentamentos e Projetos do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) participaram de capacitação sobre a construção do Mapa Temático de Assentamentos do órgão. A ferramenta é baseada no Sistema de Informações Geográfica (SIG) e possibilitará a visualização espacial da ocupação e utilização dos lotes assistidos pelo instituto.

 

A partir do mapa, será possível visualizar e modelar os dados, proporcionando múltiplas análises espaciais que subsidiarão o planejamento de ações de regularização e de fomento dos assentamentos rurais assistidos. “O mapa permitirá a uniformidade e atualização frequente da informação, bem como a transparência, uma vez que a base de dados será pública”, complementa o gerente de Projetos do ITERJ e palestrante da capacitação, Edson Rodrigues.

 

Sobre o ITERJ

 

Por meio da titulação fundiária de famílias ocupantes de assentamentos urbanos e rurais, o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), atua para assegurar o direito constitucional à moradia e à terra. Mas para além da segurança da posse do imóvel, o órgão busca ainda fomentar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades atendidas, em um conjunto de medidas legais, urbanísticas, sociais e ambientais.

Mais notícias

Comentários