Mais de cem moradores são titulados pelo ITERJ no Centro-Sul do estado

Sábado, 1 de Junho de 2024

Regularização fundiária chega a comunidade Morro do João Malandro, em Paty do Alferes

 

“É a vitória de uma luta de 50 anos”, declarou, emocionado, Juvenil José da Silva, resumindo o sentimento de mais de 100 vizinhos, moradores do Morro do João Malandro, em Paty do Alferes, Centro-Sul do estado. Para eles, a manhã do primeiro dia de junho de 2024 ficará marcada como o dia do recebimento do título de propriedade de suas moradias, concedido pelo Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj). O evento contou com a presença do presidente da autarquia, Robson Claudino, e da diretora de Regularização Fundiária, Mariana Felippe.

 

A titulação das famílias é o ápice de um trabalho iniciado com o mapeamento da comunidade, que inclui vistoria técnica, pesquisa fundiária, levantamento topográfico, cadastro socioeconômico e projeto de parcelamento da área ocupada. Na entrega deste sábado, Robson Claudino destacou que, para o Iterj efetivar o seu trabalho, é muito importante a confiança entre os moradores e a instituição.

 

– Agradecemos pela confiança de vocês em abrir a porta de seus lares para receber nossa equipe, compartilhar detalhes da vida de suas famílias, confiar dados pessoais. Hoje, aqui, é dia de celebrar essa confiança que recebemos de cada um de vocês e parabenizá-los pelo documento que vai garantir a segurança e valorização das suas moradias – disse o presidente do Iterj.

 

A diretora de Regularização Fundiária destacou que a titulação em uma comunidade do Centro-Sul fluminense reflete o empenho do Iterj em agilizar os processos de REURB-S e avançar pelas diversas regiões do estado.

 

— É um compromisso do governador Cláudio Castro, por meio do nosso trabalho, levar a dignidade e a felicidade do direito à moradia em todo o estado do Rio de Janeiro – declarou Mariana Felippe.

 

O morro João Malandro é uma comunidade consolidada, considerando o início da sua ocupação nos anos 1970. Hoje, conta com boa infraestrutura, tendo todas as vias pavimentadas e com iluminação pública. Além disso, há equipamentos públicos próximos à localidade, para atendimento à demandas de saúde, educação, esporte e lazer, importantes critérios para a regularização fundiária de interesse social.

Galeria de fotos

1/8
2/8
3/8
4/8
5/8
6/8
7/8
8/8
Mais notícias

Comentários