ITERJ suspende atendimento ao público e coopera com ações do Estado no combate ao novo coronavírus

Segunda-feira, 16 de Março de 2020

O Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), autarquia vinculada à Secretaria das Cidades (SECID), está colaborando com as ações de combate à transmissão do novo coronavírus. Nos próximos 15 dias, está suspenso o atendimento ao público, cujas solicitações devem ser encaminhadas por meio do nosso "Fale Conosco" ou nos e-mails  ou   . Essas medidas estão de acordo com o Decreto 46.970/2020.

 

"Não desafie a doença: quem desafiou está chorando os seus mortos. O momento agora é de conscientização e é isso que eu espero do cidadão e cidadã fluminense - a compreensão do momento que estamos vivendo para pouparmos vidas alheias e superarmos essa crise", disse o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (16), no Palácio Guanabara.

 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, foram registrados, até esta quinta-feira (19/03), 66 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no estado do Rio de Janeiro.

 

Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira: Rio de Janeiro (56), Niterói (7), Barra Mansa (1), Guapimirim (1) e Miguel Pereira (1).

 

Nesta quinta-feira (19), a SES confirmou os dois primeiros óbitos por coronavírus no estado. As vítimas são uma mulher de 63 anos, em Miguel Pereira, e um homem de 69 anos, em Niterói. Os dois eram diabéticos e hipertensos e apresentaram sintomas após contato com outros casos confirmados vindos do exterior. Idosos e portadores de doenças crônicas compõe o grupo de risco para Covid-19.

 

Plano de contingência


No mês passado, a SES elaborou e definiu um plano de contingência para enfrentar uma possível epidemia de coronavírus no Estado do Rio.

O plano tem a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo. Os níveis de acionamento (zero, um, dois e três) foram organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.

O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.

Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconizam a OMS e o Ministério da Saúde.

 

Saiba mais em https://www.saude.rj.gov.br/noticias/2020/03/secretaria-de-estado-de-saude-atualiza-plano-de-contingencia-do-novo-coronavirus.

 

Medidas de prevenção


- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
- Utilizar álcool em gel nas mãos

 

Voluntariado


Profissionais de saúde, estudantes ou formados, que desejam ser voluntários no enfrentamento do coronavírus podem se cadastrar no site www.voluntarioscoronavirus.rj.gov.br.

 

Dúvidas


Para mais informações, acesse www.saude.rj.gov.br e www.coronavirusrj.com.br.

Mais notícias

Comentários