ITERJ realiza cadastro na Comunidade Mangueiral, na zona oeste do Rio

Terça-feira 22 de Outubro de 2019

O cadastro é essencial para viabilizar as etapas de registro de imóveis

 

O ITERJ esteve na Comunidade Vila Mangueiral, em Campo Grande, bairro da zona oeste do Rio, para atualização de 80 cadastros socioeconômicos. “O próximo passo na região é o levantamento topográfico, que verifica as características físicas presentes no território”, explica a diretora de Cadastro e Cartografia do ITERJ, Kiara Cosme.

 

Com objetivo de promover a regularização fundiária no âmbito urbano, o ITERJ deve se atentar para o conjunto de medidas legais, urbanísticas, sociais e ambientais. O levantamento socioeconômico dos moradores visa coletar informações sobre o número de integrantes da família, ocupação, renda familiar, escolaridade, grau de parentesco, entre outros. Esses elementos são essenciais para o encaminhamento da individualização dos lotes junto ao Registro de Imóveis, para que tais áreas possam ter o direito à moradia digna.

 

O Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), atua para assegurar o direito constitucional à moradia e à terra nas áreas rurais e urbanas. O órgão busca ainda fomentar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades atendidas, por meio de medidas legais, urbanísticas, sociais e ambientais.

Mais notícias

Comentários