Iterj realiza apresentação no I Seminário de Informações Geográficas do Governo Estadual

Sexta-feira, 19 de Agosto de 2016

Espectadores do I Seminário de Informações Geográficas

Neste mês de agosto de 2016, a equipe de profissionais do Núcleo SIG do ITERJ apresentou o Sistema de Informações Geográficas do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro - SIG ITERJ no I Seminário de Geoinformação do Governo Estadual, organizado pela Secretaria de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro - SEPLAG/RJ.

 

O Projeto SIG ITERJ é uma ferramenta fundamental para o adequado planejamento de projetos e políticas públicas, pois viabiliza a disseminação de dados e informações geoespaciais das comunidades urbanas e rurais assistidas pelo Instituto, fornecendo subsídios para os gestores do Estado e Municípios Fluminenses, além do acompanhamento de indicadores sociais e econômicos por toda a sociedade civil.

 

O Projeto foi iniciado no ano de 2012 com a realização de diversos seminários internos para divulgação das funcionalidades do uso de um Sistema de Informações Geográficas - SIG e aprofundamento  dos conhecimentos sobre o funcionamento da autarquia, objetivando a construção de uma sistematização das informações do banco de dados do órgão, necessárias para a análise das demandas e avaliação dos impactos da ação do Instituto em suas comunidades, otimizando o uso de recursos humanos e financeiros.

 

Para isso, organizou-se um grupo de trabalho que solicitou a compra dos recursos tecnológicos necessários como as estações de trabalho de alta performance (workstations) e as licenças do ARCGIS, um software de Geoinformação escolhido por conta da experiência de uso pelos profissionais do Iterj. A seguir foram realizadas visitas em órgãos produtores de geoinformação (IBGE, INEA, IPP, SEDRAP), e, também, firmado um termo de cooperação técnica com a SEDRAP para compartilhamento da infraestrutura instalada no PRODERJ.

 

Segundo os técnicos, a parte mais difícil foi levantar todos os processos administrativos de regularização fundiária, georreferenciar as comunidades para geração da base de dados no software e o desenho da localização das 1.073 comunidades que já possuíam processos em tramitação no ITERJ . Ao mesmo tempo, foi necessário  modificar os Termos de Referência e Especificações Técnicas para a contratação dos novos serviços de aquisição de bases cartográficas e cadastro socioeconômico das comunidades efetuadas de forma conjunta, com requisitos para uso em banco de dados geográficos.         

                                           
Hoje, o SIG ITERJ já disponibiliza  as seguintes ferramentas:

  • Arquivo com as todas as comunidades assistidas, publicado na página do ITERJ na internet;
  •  Banco de dados (Geodatabase) do ITERJ contendo dados próprios das comunidades e outros obtidos de diversas instituições;
  • Estudos ambientais dos assentamentos rurais envolvendo: inventário florestal, uso e aptidão agrícola do solo, mapa de declividade e outros.

 

É fato que existem inúmeros desafios a serem superados: inventariar o acervo de desenhos e fichas cadastrais para transformação em informações no SIG ITERJ, proceder à modelagem de um banco de dados geográficos, além de investir na capacitação do corpo técnico especializado e dos usuários do SIG. Todavia, com todos os avanços e etapas superadas, o Iterj aparece hoje como um dos principais órgãos produtores de geoinformação no âmbito do Governo do Estado.   

 

Mais notícias

Comentários