ITERJ estuda regularização fundiária para municípios da região Serrana

Sexta-feira, 23 de Abril de 2021

Equipe se reuniu com representantes das cidades

Dar andamento a processos de regularização fundiária em diversos municípios da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Foi com este objetivo que a equipe do ITERJ esteve nesta sexta-feira, 23 de abril, em Nova Friburgo, em um encontro com a participação de representantes de cidades da região.

O encontro contou com a presença da presidente do ITERJ, Landijara Duarte, do subsecretário de Estado das Cidades,  Bernardo Rossi e dos deputados estaduais Max Lemos e André Corrêa.

Dos representantes das cidades participaram, de  Nova Friburgo,  o prefeito Johnny Maycon, o vice, Serginho Doce Mania, e o vereador Isaque Demani. De Cordeiro, o prefeito Leonan e o vice Elvis. De Carmo, o vice-prefeito Samuel do Romão e o secretário de Obras Naziano Azevedo. De Cantagalo,  o vereador Ademir Mikim. De Bom Jardim, o secretário de Obras e Infraestrutura, José Cristóvão, além de representantes dos municípios de Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto.

“Já nos organizamos para receber também as demandas dos municípios do interior do Estado. Queremos cumprir a meta que o governador Cláudio Castro destinou para o ITERJ para entregar títulos de propriedade para milhares de famílias”, destacou a presidente do ITERJ, Landijara Duarte.

Durante o encontro, o subsecretário de Estado das Cidades, Bernardo Rossi, ligou para o governador Cláudio Castro, que reafirmou o compromisso de levar qualidade de vida para as famílias do interior do Estado. “Nosso governador tem um olhar voltado também para o interior do Estado. O ITERJ e o Departamento de Estradas de Rodagem são autarquias ligadas à Secretaria das Cidades e queremos, por meio destes órgãos, levar títulos de propriedades para famílas da região Serrana e também obras de asfalto e infraestrutura”, disse Bernardo Rossi.

O deputado estadual Max Lemos destacou a parceria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). “Criei, junto com o presidente da ALERJ, André Ceciliano, o Titula Rio e, com o ITERJ, temos a oportunidade de avançar na regularização fundiária de áreas urbanas e rurais. E estamos à disposição na ALERJ para atender as demais demandas”, explicou Max Lemos.

O prefeito de Nova Friburgo falou em nome dos municípios da região. “Estamos vislumbrando as possibilidades destas parcerias. O governador tem tido este olhar especial para o interior, e temos que aproveitar esta oportunidade. A titularidade será um grande legado para as famílias. E a possibilidade de parceria com o DER para asfaltamento vai dar melhor qualidade de vida para a população.

Também participaram do encontro os diretores do ITERJ,  Fábio Cristiano (Cadastro e Cartografia), Luiz Cláudio Vieira (Regularização Fundiária), e Pedro Ramos (Assentamentos e Projetos), e Miguel Jr. (Chefia de Gabinete).

Texto: Adriana Braga

Fotos: Simone Silva