ITERJ estimula produtores de Rubião a participarem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019

Reunião para projetar a estimativa de produção e venda

Assentamento Rubião, em Mangaratiba, se prepara para produzir alimentos que chegarão às merendas escolares

 

O Instituto de Terras e Cartografias do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) se reuniu, no último dia 8, com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RIO), com as secretarias de Educação; de Agricultura e Pesca de Mangaratiba, e com produtores familiares da região, a fim de projetar a estimativa de produção e venda de gêneros alimentícios que serão destinados à merenda escolar no município. A parceria é viabilizada por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

O programa permite uma fonte de renda aos agricultores familiares e é um dos instrumentos que estimulam a permanência das famílias de produtores no assentamento Rubião, em Mangaratiba, Região da Baía da Ilha Grande. Dessa forma, os assentados poderão renovar e ampliar suas áreas produtivas, reforçando o associativismo local. Os principais produtos do assentamento são banana prata, banana passa, farinha de banana, caqui, batata-doce, couve, cheiro-verde e hortelã.

 


 Agricultores familiares do Assentamento Rubião, em Mangaratiba.

 

 

O Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), atua para assegurar o direito constitucional à moradia e à terra nas áreas rurais e urbanas. O órgão busca ainda fomentar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades atendidas, em um conjunto de medidas legais, urbanísticas, sociais e ambientais.

 

*Texto com contribuições de Ricardo de Souza Oliveira, Agrônomo, Analista de Desenvolvimento Agrário, responsável pelo assentamento Rubião.

 

Veja mais na Galeria de Fotos: https://bit.ly/33ViSWn

Mais notícias

Comentários