ITERJ encerra espera de mais de 20 anos em Levy Gasparian

Terça-feira 25 de Junho de 2024

Moradores de conjuntos habitacionais há 24 anos recebem o RGI

O Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) entregou mais de 40 registros gerais de imóveis (RGI) em duas comunidades de Comendador Levy Gasparian, Região Centro-Sul do estado. A cerimônia de entrega da documentação foi marcada pela emoção de moradores dos Conjuntos Habitacionais Vila Virgilina Cardão e Alzira Tomaz da Silva, em Afonso Arinos, distrito gaspariense, na manhã desta terça-feira (25/06). O trabalho é fruto da parceria do Instituto com a prefeitura municipal e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

— Esse documento definitivo é tudo que eu sonhei! Pedia a Deus todos os dias ter o meu lugar pra morar. Eu moro aqui desde o ano 2000, quando o conjunto habitacional foi inaugurado e recebemos essas casas da prefeitura. Agora, receber esse papel é a realização de um sonho – declarou a dona Emília Helena da Silva, 79 anos, moradora do Conjunto Virgilina Cardão.

O presidente do Iterj, Robson Claudino, explicou que a entrega dos RGIs é fruto da sinergia entre as diversas entidades envolvidas.

— Para esse dia se tornar realidade, temos o envolvimento do Governo do Estado, da prefeitura e até dos poderes legislativo e judiciário, destacando o trabalho de agentes que acreditam na causa da regularização fundiária e se empenham para garantir que o morador de comunidade tenha a segurança jurídica da sua moradia. Hoje é dia de agradecer a todos envolvidos e parabenizar os moradores por essa conquista — destacou o presidente do Iterj no evento.

A diretora de Regularização Fundiária, Mariana Felippe, reforçou a importância dessa sinergia institucional para a política pública de habitação de interesse social.

— A REURB-S, diferente de uma obra de infraestrutura, é um trabalho silencioso e de escritório. Graças às parcerias que contamos no ITERJ, temos revolucionado a titulação de moradias no estado do Rio de Janeiro, entregando a segurança jurídica habitacional a quem vive nas diversas comunidades que temos atendido – ressaltou Mariana.

Entre as autoridades presentes no evento de entrega dos RGIs estavam o prefeito de Levy Gasparian, Claudio Mannarino, o desembargador do CNJ, Marcos Alcino, e o juiz Marcello Rubioli.

Moradores do Conjunto Habitacional Vila Virgilina Cardão

A diretora de Regularização Fundiária ITERJ, Mariana Felippe, o desembargador, Marcos Alcino, e o juiz Marcello Rubioli, representantes do CNJ.

Dona Emília Helena, uma das primeiras moradoras do conjunto de Levy Gasparian é homenageada pelo presidente do ITERJ

Moradores do Conjunto  Alzira Tomaz da Silva, Levy Gasparian

Moradores do Conjunto Alzira Tomaz da Silva, Levy Gasparian

A alegria da segurança jurídica da moradia.