Iterj e Senar renovam parceria para a qualificação profissional nos assentamentos

Quinta-feira, 14 de Julho de 2016

Curso do Senar na Comunidade Quilombola Maria Romana

Texto elaborado por Iara Freitas - engenheira agrônoma do Iterj

Em junho de 2016, o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) assinaram o documento que renova o acordo de cooperação em prol da qualificação profissional dos agricultores e trabalhadores das comunidades rurais assistidas pelo Iterj. Para o próximo período, compreendido entre junho de 2016 e maio de 2019, está previsto a realização de 48 novos cursos de treinamento/aperfeiçoamento.

A cooperação teve início em 2012 quando o Instituto adquiriu tratores e implementos agrícolas para cessão às Associações de Assentados Rurais. Porém, os assentados precisavam aprender a utilizar estas máquinas e equipamentos de forma correta e, além disso, era necessário, por exigência da seguradora dos equipamentos, que os usuários tivessem o certificado emitido por instituição reconhecida. Portanto, os primeiros cursos foram de Operação e Manutenção de Tratores e Microtratores Agrícolas, que treinaram cerca de 100 agricultores assentados, sendo os custos das aulas divididos entre as duas instituições parceiras.

Com o  sucesso obtido nesses primeiros treinamentos, verificou-se a necessidade de formalizar a parceria por meio do “Acordo de Cooperação Técnica”, documento que possibilitou ampliação do leque de treinamentos disponibilizados aos assentamentos, sendo realizado dentro da lógica usualmente adotada pelo Senar, que é a participação dos Sindicatos Rurais municipais e sem custos diretos para o Iterj.

Entre junho de 2013 e junho de 2016, o Acordo promoveu 51 cursos de capacitação com a participação de 687 pessoas, em 16 comunidades rurais assistidas pelo Instituto, localizadas em 12 municípios do estado. Os cursos abordaram temas voltados para as práticas profissionais diárias do agricultor familiar, principalmente sobre as atividades agrícolas, mecanização, associativismo, administração rural, artesanato e comercialização.

Um dos municípios, onde mais ocorreram cursos pela parceria Iterj e Senar, foi Japeri, localizado na Baixada Fluminense, com mais de 14 cursos realizados sobre temas importantes para o desenvolvimento rural sustentável, como Empreendedorismo, Mecanização Agrícola, Artesanato e Cultivo de Frutíferas.

Em Japeri existem 5 comunidades rurais assistidas pelo Iterj que são Normandia, Pedra Lisa, São Pedro, Jardim Marajoara e Jardim Belo Horizonte onde atuam 4 técnicos especializados em agropecuária. Segundo relato de um dos técnicos, José Maurício da Silva, os cursos de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas do Senar foram um marco inicial no processo de formação e qualificação profissional rural dos agricultores familiares e contribuíram para a ampliação e democratização do usos das máquinas cedidas pelo Instituto.

Curso de Empreendedorismo, Negócio Certo Rural, no assentamento Paes Leme.

José Maurício falou dos resultados obtidos com o curso de Empreendedorismo, que durante 4 meses treinou 26 assentados, "promovendo a autoestima dos mesmos e fazendo com que se reconhecessem como produtores rurais, portadores de bens sobre os quais não tinham ciência" e do ensino sobre Artesanato com Fibras de Bananeira, que trouxe uma nova oportunidade econômica principalmente para as mulheres rurais desses assentamentos estaduais. Por fim, ressalta que "os cursos serviram e continuam servindo para a adequação da comunidade aos novos desafios  e ajudam os assentados a se identificarem como importantes atores no processo socioeconômico de produção de alimentos".

A expectativa do Instituto do Terras, com a renovação do Acordo, é de que haja ampliação e aperfeiçoamento de conhecimento  dos agricultores assentados, possibilitando a melhoria da tecnologia de produção, beneficiamento e comercialização agropecuária nos assentamentos estaduais.

Curso de Artesanato de Fibra de Banana na comunidade Jardim Belo Horizonte.