ITERJ e prefeitura de Mangaratiba discutem projetos de agricultura para assentamento Rubião

Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2021

Foto:Simone Silva

Na pauta foram discutidos capacitação, equipamentos e demais alternativas para o setor

Promover possíveis parcerias para maior desenvolvimento da agricultura no assentamento Rubião, em Mangaratiba. Foi com este objetivo que a presidente do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), Landijara Duarte, se reuniu na tarde desta quinta-feira (18/02) com o secretário de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Mangaratiba, Roberto Cesar Oliveira, e com o superintendente de Agricultura da pasta, Alex Barbosa.

No encontro a presidente do ITERJ destacou a possibilidade de cooperação técnica por meio dos profissionais da Diretoria de Assentamentos e Projetos, para capacitação direcionada aos agricultores da região, e falou de demais projetos. “O foco de nossa administração é fazer com que o ITERJ volte a desempenhar o seu papel de protagonismo, tanto na regularização fundiária como na promoção do desenvolvimento dos assentamentos urbanos e rurais e em programas de geração de renda. E nosso objetivo neste momento é contribuir com o trabalho de desenvolvimento sustentável do assentamento Rubião. Para isso, pretendemos não somente utilizar o galpão, que foi inaugurado em 2014, como promover parcerias com a prefeitura de Mangaratiba e demais instituições”, destacou Landijara Duarte.

O secretário de Agricultura e Pesca de Mangaratiba também destacou no encontro os projetos para o setor. “Sabemos que o ITERJ tem equipamentos para o produtor da região e queremos propor um convênio com a prefeitura para auxiliar no uso destes equipamentos pelos pequenos produtores. Também queremos aumentar o número de produtores da agricultura familiar que hoje fornecem para a merenda escolar, e vimos que o ITERJ pode ser um grande parceiro para que possamos avançar nesta e em outras pautas”, completou Roberto César Oliveira.

Por: Adriana Braga