Instituto de Terras e Cartografia tem nova presidência

Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021

Autarquia tem quinta mulher no cargo desde sua fundação 

 

Landijara Lúcia Silva Duarte é a nova presidente do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), autarquia vinculada à Secretaria das Cidades (SECID). Formada em administração, com passagens por vários órgãos públicos e privados, Landijara Duarte assumiu a cadeira na quinta-feira, 11 de fevereiro, sendo a quinta mulher a presidir a autarquia desde a sua fundação em 1997.

 

Com passagem pela  Secretaria Estadual de Habitação, Landijara Duarte também foi diretora de Operações Imobiliárias da Companhia Estadual de Habitação (CEHAB), atuou como chefe de representação do Ministério dos Esportes, e foi auditora interna de qualidade e ambiental em empresa privada, entre outros cargos. Cursou gestão pública municipal, auditoria interno ambiental, interpretação do sistema de gestão ambiental, entre outros.

 

“Meu objetivo é cumprir na integralidade a missão do ITERJ, fazendo com que o instituto volte a desempenhar o papel de protagonismo na regularização fundiária. Neste primeiro momento estamos dando continuidade às pautas já agendadas nas frentes de atuação do Instituto, agendas estas que divulgaremos em breve”, destacou Landijara.


 O ITERJ 

 

O Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro - ITERJ  é uma autarquia vinculada à Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Rio de Janeiro, dotada de personalidade jurídica de direito público, criado pela Lei n.º1738, em 5 de novembro de 1990, e alterada pela Lei n.º2696, de 19 de fevereiro de 1997. 

 

Tem como atribuição constitucional democratizar o acesso à terra – posseiros, sem teto e sem terra – intervindo na solução dos conflitos e nos processos de regularização fundiária. 

 

Como órgão técnico, o ITERJ é o executor da política fundiária do Estado visando promover, ordenar e priorizar os assentamentos urbanos e rurais, em terras públicas e privadas.

 

Por: Adriana Braga

Mais notícias

Comentários