Instituto de Terras e Cartografia quer dar visibilidade ao projeto Memórias

Quarta-feira, 5 de Maio de 2021

Iniciativa dos servidores registra luta pelo direito ao acesso à terra e moradia

 

Realizar levantamento e registro das memórias da luta pelo direito ao acesso à terra e moradia nas áreas rurais e urbanas do Estado do Rio de Janeiro. Este é o objetivo do projeto Memórias, que começou em 2015 no Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ). As ações do projeto foram apresentadas durante reunião da presidência e chefia de gabinete na terça-feira, 4 de maio. 

 

“O Memórias é um importante registro das ações do ITERJ e da história das comunidades na luta pelo acesso à terra e moradia, por isso foi muito importante esta reunião para planejarmos juntos as ações para dar maior visibilidade às ações do projeto”, destacou a presidente do ITERJ, Landijara Duarte.

 

O Memórias é intersetorial, realizado em um trabalho conjunto contínuo. Atualmente a equipe é composta pelos servidores da Assessoria de Planejamento, Hermínia Castro, Marcos Aquino e Maria Carolina Amendolara, da Diretoria de Regularização Fundiária, Madlene Provençano e Carlos Pereira, e do Arquivo, Álvaro Ferreira.

 

Um dos grandes destaques do projeto é o livro "Memórias: Terra, Luta e Moradia”, que está sendo organizado para acesso online. Destaque também para o acervo do Memórias, com entrevistas filmadas, transcrições impressas, fotografias e documentos históricos que retratam a luta pela terra no Estado do Rio de Janeiro. O acervo está sendo organizado para exposição fotográfica e veiculação online.

 

E para dar ao projeto a dimensão do ensino, a difusão da memória nas comunidades atendidas e o auxílio na realização e registro das entrevistas, o Memórias tem parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para atividade de Extensão Universitária, com a participação de docentes e bolsistas de iniciação científica.

 

Mais informações no link: http://www.iterj.rj.gov.br/iterj_site/projeto-memorias

 

Texto Adriana Braga

Fotos Simone Silva

Galeria de fotos

1/3
2/3
3/3
Mais notícias

Comentários