Governo do Estado entrega 719 Títulos de Propriedade na Zona Oeste do Rio

Quinta-feira, 26 de Junho de 2014

Ângela Costa, moradora da Comunidade Camarão

Texto: Isabela Fraga / Fotos: Bruno Itan

 

Comunidades do Camarão e Nova Camarão foram alvo de disputa por 34 anos

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação e do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio (Iterj), entregou, nesta terça-feira (24/06), 719 títulos de propriedade para os moradores das comunidades Camarão e Nova Camarão, em Santa Cruz, na Zona Oeste. O local foi alvo de disputa de terra por 34 anos.

 

Desde 2007, o Governo do Estado e o Iterj já entregaram mais de 25 mil títulos de propriedade. Só em dois anos, foram mais de 15 mil. Segundo o Iterj, desde 2007 houve um investimento do governo de mais de 1000% na regularização fundiária. O orçamento do Iterj, que antes era de R$ 2 milhões, hoje passou para R$ 60 milhões.

 

A presidente do Instituto, Mayumi Sone, afirmou que os títulos de propriedade oferecem uma segurança para os moradores.

 

- O documento é uma segurança de moradia para as famílias, pois elas terão os títulos, por 99 anos, prorrogáveis por outros 99. Para a regularização, somos procurados pelos próprios líderes locais e também analisamos regiões que precisam da regularização - disse Mayumi.

 

Para a moradora Ângela de Oliveira Costa, que há 6 meses precisa do auxilio de uma cadeira de rodas para se locomover, receber o título é a realização de um sonho.

 

- Eu espero por isso há 15 anos. Estou muito feliz e satisfeita. É um alívio saber que agora tenho uma casa. Agora vou poder adaptá-la. É um sonho – disse a moradora.

 

Após 18 anos, Cléa Tinoco está segura por ter a certeza de que, agora, é dona da casa onde mora.

 

-Esse título vai mudar a minha vida. Agora eu sei que a casa é minha e ninguém vai tirá-la de mim. Agora tenho segurança- comemorou Cléa.

 

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2136917

 

 

Galeria de fotos

Entrega de Títulos de Propriedade  na Comunidade do Camarão

Entrega de Títulos de Propriedade na Comunidade do Camarão

1/2
2/2
Mais notícias

Comentários