Durante a quarentena, técnicos do ITERJ mantêm acompanhamento remoto às comunidades rurais

Quarta-feira, 8 de Abril de 2020

Produtores do assentamento Fazenda Experimental Italva, na região Noroeste Fluminense, são assistidos pelo Instiuto de Terras e Caetografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), autarquia da Secretaria das Cidades. Eles integram um grupo de 2.732 famílias em 18 municípios que recebem assistência constante, a fim de acompanhar o desenvolvimento dessas comunidades rurais.

 

Nessas localidades, o ITERJ atua com três frentes principais: 
- Regularização Fundiária de Interesse Social;
- Promoção de desenvolvimento sustentável dos assentamentos rurais com projetos geradores de trabalho e renda;
- Apoio técnico rural (apoio à produção como forma de incentivo à agricultura familiar e manutenção do trabalhador rural no campo e de consolidação e autossuficiência dos assentamentos rurais assistidos).

 

Durante a quarentena decretada pelo Governo do Estado, os técnicos mantêm o acompanhamento, dando todo o suporte necessário de maneira remota, oferecendo assistência técnica e regularização fundiária. "O Governo do Estado está trabalhando muito para dar assistência a esses grupos, principalmente no interior do Rio de Janeiro”, explica o Secretário das Cidades Juarez Fialho

 

Foto: Vinícius Porto

 

Vinícius Porto, Técnico de Desenvolvimento Agrário do ITERJ, atende a Fazenda Experimental de Italva e explica como está sendo trabalhar remotamente em meio à quarentena.

 

"Continuamos a disposição dos assentados via telefone e WhatsApp. Atuamos como ponto de referência para passar informações confiáveis sobre a quarentena e a atividade agropecuária, buscamos mapear as lojas agropecuárias que estão em funcionamento na região, acompanhamos as politicas publicas relacionadas com a área", concluiu.

 

Fonte: Secretaria das Cidades

 

Mais notícias

Comentários