Detran.RJ e Fundação Leão XIII vão emitir Carteiras de Identidade com isenção no dia 1º de maio

Terça-feira 30 de Abril de 2019

O Detran.RJ e a Fundação Leão XIII vão realizar, no dia 1º de maio, ações sociais em três bairros do Rio de Janeiro para a emissão de Carteira de Identidade com isenção. Das 9h às 13h, as ações serão em Anchieta, na Praça Granito, e no Caju, na Vila Olímpica Mané Garrincha. Das 13h às 17h, será em Madureira, na Rua Carvalho de Souza, em frente ao Shopping dos Peixinhos.

 

Para obter o documento, deve-se apresentar o original da Certidão de Nascimento ou de Casamento. Como a nova Carteira de Identidade, lançada pelo Detran.RJ em 5 de abril, reúne os números dos documentos mais importantes do cidadão, além do tipo sanguíneo e fator RH, quem quiser poderá apresentar os originais ou cópias autenticadas desses documentos para que sejam incluídos na Carteira de Identidade.

 

Além do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal) e do PIS (Programa de Integração Social) ou Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), que já constavam do modelo antigo, agora também podem ser inseridos os números dos seguintes documentos: DNI (Documento Nacional de Identificação), NIS (Número de Integração Social), Cartão Nacional de Saúde, Título de Eleitor, identidade profissional expedida por órgão ou entidade legalmente autorizado, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e Certificado Militar. A Carteira de Identidade também apresenta ícones para deficientes físicos, visuais, auditivos e intelectuais e a possibilidade de inclusão do nome social com validade em todo o território nacional.

 

Para quem tem condições específicas de saúde, cuja divulgação possa contribuir para preservar ou salvar a vida, como informações sobre diabetes e alergia a medicamentos, será expedido um crachá anexo. Para isso, o cidadão deve apresentar ao Detran.RJ atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade. No caso do tipo sanguíneo e fator RH, será preciso apresentar o resultado de exame laboratorial.

 

As ações sociais promovidas pelo Detran.RJ e pela Fundação Leão XIII já atenderam 1.886 pessoas para a emissão de Carteiras de Identidade desde fevereiro, quando o projeto teve início. De lá para cá já foram realizadas ações em 15 localidades. Além da Carteira de Identidade, emitida pelo Detran.RJ, a Fundação Leão XIII emite certidões de nascimento, casamento e óbito.

Galeria de fotos

1/4
2/4
3/4
4/4
Mais notícias

Comentários