Cursos e ações do Iterj estimulam novas práticas para as comunidades quilombolas de Cabo Frio

Quinta-feira, 28 de Setembro de 2017

Curso de Mandioca (18/08)

Por Roberta Sá

Fotos: Ricardo Alves

 

Nesta sexta (29/09) acontecerá um curso sobre confecção, uso de caldas naturais e de compostagem para as seguintes comunidades quilombolas, localizadas em Cabo Frio: Preto Forro, Espírito Santo, Maria Joaquina, Botafogo e Maria Romana. O projeto é uma iniciativa do Iterj por meio de Convênio com o BNDES e de Termo de Cooperação Técnica com a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista / Prefeitura de Cabo Frio.


Na última atividade de aprendizado oferecida (18/08), os quilombolas aprenderam sobre a forma de colheita, higienização e conservação de aipim; formas de aproveitamento integral da mandioca; além de receitas utilizando aipim e hortaliças, como tapioca colorida com beterraba e escondidinho de frango com bertalha. O curso teve duração de 8 horas e contou com a presença de 12 produtores quilombolas, sendo que o maior número de participantes foi da comunidade do Espírito Santo. 


Os participantes pretendem usar o conhecimento adquirido no curso nas próximas participações em feiras da região. Diante disso, os técnicos do Iterj Iara Freitas, Ricardo Alves e Rachel de Las Casas estimularam os quilombolas a participarem da Feira Agroecológica do Convento, nos jardins do Museu de Arte Religiosa e Tradicional, localizado no Largo de Santo Antônio, no Centro de Cabo Frio. A Feira acontece uma vez por mês, com agricultores de produtos orgânicos da Região dos Lagos. A próxima será neste sábado (30/09) e o técnico Ricardo Alves transportará integrantes de três comunidades quilombolas: Espírito Santo, Botafogo e Preto Forro. Ricardo e seu filho Gabriel Santos também confeccionaram a logo para o quilombo do Espírito Santo e aperfeiçoaram o símbolo da comunidade de Botafogo. Isso dará maior visibilidade e identificação dos quilombos na comercialização dos produtos. 


Site do Convento: http://www.museus.gov.br/tag/museu-de-arte-religiosa-e-tradicional/

Veja mais fotos: http://www.iterj.rj.gov.br/iterj_site/galeria

 

 

Mais notícias

Comentários