Curso de hortas orgânicas na Comunidade Remanescente de Quilombo de Preto Forro em pleno vapor

Quinta-feira, 16 de Julho de 2015

Curso de horta coletiva orgânica

Por Iara Freitas

Fotos: Ricardo Alvez

 
No mês passado começou o Segundo Curso de Capacitação de Quilombolas realizado pela Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica firmado pelo Iterj com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio, no âmbito de convênio de fomento ao desenvolvimento sustentável  das comunidades rurais celebrado pelo Iterj com o BNDES. 


O curso, ministrado pela Professora e Agrônoma Mara, é composto de aulas práticas realizadas no decorrer da implantação de uma horta coletiva orgânica na comunidade de Preto Forro. 


Na primeira atividade, realizada na Escola, os agricultores familiares aprenderam técnicas de produção de mudas, de adubação e a fazer canteiros. A segunda atividade, ocorrida na comunidade, foi o início da implantação da horta. Na oportunidade, os 13 participantes, entre agricultores, mulheres e jovens do meio rural, montaram e adubaram os canteiros e fizeram o plantio de rúcula, beterraba, couve e cenoura.  


Agora, os quilombolas da comunidade beneficiada irão cuidar da horta, molhando diariamente os canteiros, limpando o mato e monitorando a ocorrência de pragas e doenças. Semanalmente, a horta receberá a visita de uma equipe técnica - composta de professores da Escola, técnicos do Iterj e alunos estagiários do Curso Técnico Agrícola - para acompanhamento e orientação dos agricultores sobre os cuidados até a colheita. 

 

"Os quilombolas da comunidade beneficiada irão cuidar da horta, molhando diariamente os canteiros, limpando o mato e monitorando a ocorrência de pragas e doenças".

 

O curso ainda terá uma ou duas atividades envolvendo todos os alunos, sendo que a próxima aula já está agendada para o mês de agosto. O intuito do projeto é, além do ensino, o desenvolvimento dos agricultores em direção à sustentabilidade socioeconômica das comunidades Preto Forro e Maria Romana. 


Curta a página do Iterj no Facebook: https://www.facebook.com/pages/ITERJ/185010024992667

 

Veja mais fotos no Portal do Iterj: http://www.iterj.rj.gov.br/iterj_site/galeria

 

 

 

Mais notícias

Comentários