Conheça os primeiros passos da construção do Plano de Regularização Fundiária Estadual

Terça-feira 24 de Maio de 2016

Doutor Paulo Magalhães na apresentação no Iterj

Em prol da maior efetividade na implementação das ações de regularização fundiária no Estado do Rio de Janeiro, o Instituto de Terras, mediante financiamento do Banco Mundial,  desenvolverá o Plano Estadual de Regularização Fundiária de Interesse Social (PERFIS).  O reconhecimento do direito à terra e à moradia como direito social para a dignidade da pessoa humana ainda requer maior compreensão pelos membros da sociedade, principalmente gestores e técnicos dos órgãos municipais, motivo pelo qual o Plano contempla, também, oficinas de capacitação para ampliar a compreensão acerca do conceito atual de regularização fundiária de interesse social e sua prática efetiva.

Na luta pela redução do déficit habitacional, a conquista da segurança jurídica da moradia pela população com menor poder aquisitivo é fundamental e se fortalecerá com a harmonia entre as esferas governamentais, já que todos têm um papel no tocante à política fundiária. Diante disso, é importante salientar que viabilizar o acesso à da cidadania deve fortalecer a participação das famílias, para que a política pública possa ser realmente efetiva.

Neste contexto, objetivando identificar a real demanda por regularização fundiária no âmbito do Estado do Rio de Janeiro e assim planejar e racionalizar as ações do poder público, realizou-se uma seleção de consultores, conforme especificações do Banco Mundial, que resultou na contratação do Doutor Paulo Magalhães, através da Secretaria de Estado de Governo (Câmara Metropolitana de Integração Governamental) - Contrato nº 5/2016, com larga experiência na questão urbana e social. O objetivo da contratação é o desenvolvimento do Termo de Referência e o Edital de Licitação para a contratação de empresa especializada no desenvolvimento do PERFIS. Nesta contratação, deverão ser realizados os seguintes produtos:

Produto 1 (PR1) – Relatório Técnico Preliminar;
Produto 2 (PR2) - Apresentação da Proposta Metodológica;
Produto 3 (PR3) - Relatório Técnico Preliminar do Termo de Referência e do Edital de Licitação do PERFIS e
Produto 4 (PR4) - Apresentação do Termo de Referência e do Edital de Licitação.

No mês de abril de 2016, Paulo realizou uma primeira apresentação no Instituto de Terras, conforme previsto no Primeiro Produto do Contrato, para a discussão das etapas metodológicas necessárias à implementação do PERFIS, quando afirmou “que uma das exigências do Iterj, para tal finalidade, foi a elaboração de uma metodologia que contemple todas as necessidades e desafios da construção de um processo participativo”.

O consultor, também, explicitou a premissa do projeto, que é a segurança do título de moradia. Nas próprias palavras do contratado, a Regularização Fundiária de Interesse Social  é “reconhecidamente um requisito tão importante no equacionamento das condições habitacionais e do acesso aos direitos da cidadania das populações que residem em assentamentos precários, que é um dos indicadores adotados pelas Nações Unidas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, conforme explicitado na meta nº 11.

Curta a página do Iterj no Facebook:https://www.facebook.com/ITERJ-185010024992667/