Conheça o Projeto Memórias da Luta pela Terra, uma parceria Iterj - Unisuam

Terça-feira 2 de Junho de 2015

Entrevista para o Projeto Memória

O Iterj, através de cooperação técnica com a universidade Unisuam, realiza desde o ano passado o Projeto Memórias da Luta pela Terra no Estado do Rio de Janeiro. O projeto, que aborda movimentos do campo e da cidade, busca valorizar as histórias de vida de diversas lideranças populares e sua contribuição para a democratização do acesso à terra e à moradia. Já foram visitadas, até este momento, 14 comunidades e realizadas 20 entrevistas, de um total de 18 localidades e 24 entrevistados.  


A equipe é multidisciplinar, envolvendo áreas do saber que vão da história à sociologia, passando pela Antropologia, Psicologia e Administração, além da Fotografia. Num contexto em que buscamos aperfeiçoar a produção e a infraestrutura dos assentamentos fluminenses, surge também a necessidade de aprimorar o conhecimento de seu modo de vida e sua história. Esse conhecimento, gerado a partir dos relatos dos participantes da luta pela terra e moradia no estado, serve à reconstrução da memória coletiva desses espaços, desta vez devolvendo o protagonismo a quem de direito: os assentados.

"Já se pode dizer que a história do Iterj, em muitos aspectos, está misturada à história da luta pela terra no estado"

 Os quatro pontos principais do projeto são: 

  • Produção de um livro sobre o enfrentamento da questão da terra e da moradia no estado do Rio de Janeiro. 
  • Gravação e edição de vídeos contando a história das lideranças e de sua luta.  
  • Construção de um Acervo de Memória com a íntegra de todas as entrevistas realizadas. 
  • Realização de uma exposição de fotografias. 

Toda a parte de elaboração dos textos a figurar no livros e também a atividade de captura das fotos é de responsabilidade do Iterj, assim como o planejamento e a condução das entrevistas e o transporte da equipe. À Unisuam cabem as atividades relacionadas aos vídeos e sua divulgação, além da editoração do livro. 

 
Já se pode dizer que a história do Iterj, em muitos aspectos, está misturada à história da luta pela terra no estado, à medida que os próprios relatos dessas pessoas manifestam a importância da obtenção de um título garantidor da posse de suas moradias, consolidando as suas demandas. 


Acredita-se que projetos como esse, ao reconhecer e divulgar a memória vinculada aos caminhos muitas vezes tortuosos e intermináveis que levam à conquista da terra e da moradia, recuperam uma série de elementos perdidos dessas comunidades, tão importantes, como sua autoestima e sua capacidade de aprender, dar sentido à sua trajetória e evoluir a partir dos fortes exemplos de êxito celebrados por esse trabalho.  


Todos os produtos oriundos do projeto serão de acesso gratuito à população. O livro impresso será distribuído a universidades, bibliotecas, aos próprios assentados e outras instâncias de interesse. Sua versão digital ficará disponível para amplo compartilhamento. Os vídeos serão divulgados na televisão e também online, aqui em nosso portal. O acervo de entrevistas ficará disponível na sede do Iterj. 


No link abaixo, você poderá conhecer mais sobre o projeto neste programa especial produzido pela TV Unisuam, uma pequena amostra do que vem por aí:

http://www.iterj.rj.gov.br/iterj_site/webtv/projeto-memorias-programa-carioca-tv-unisuam-jizlsvcxcc4-13

Mais notícias

Comentários