Conferência molda o documento que orientará a política de ATER no Brasil

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016

Delegados na 2ª Conferência de ATER

Texto elaborado por Elisandra Amendola - Delegada e representante do Iterj na 2ª Conferência de ATER.

Foi realizada em Brasília, entre os dias 31/05 e 03/06, a 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª CNATER). A Conferência consolidou, em seu documento final, 30 propostas que nortearão a política de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Brasil nos seguintes eixos:

• EIXO 1 – SISTEMA NACIONAL DE ATER;
  • EIXO 2- ATER E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR;
  • EIXO 3 - FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ATER.

O Estado do Rio de Janeiro foi representado por 20 (vinte) delegadas e delegados eleitos na 2ª CNATER fluminense, sendo eles: 7 (sete) do poder público e 13 (treze) da sociedade civil. Entre os delegados do poder público, estavam presentes representantes do ITERJ, FIPERJ, EMATER, UFRRJ e as Prefeituras Municipais de Conceição de Macabu e de São Pedro da Aldeia. A sociedade civil foi representada por quilombolas, pescadores, indígenas, assentados da reforma agrária, agricultores familiares e entidades privadas de ATER.

É importante ressaltar que 7 (sete) propostas  abordavam questões referentes às mulheres rurais, 4 (quatro) aos povos de comunidades tradicionais e 4 (quatro) à juventude rural. As propostas podem ser lidas na íntegra no endereço: http://www.cnater.gov.br/cnater/sites/site_aiaf/files/documento_final_-_2a_cnater_-_30_propostas_0.pdf