Conceição de Macabu e Cordeiro recebem visita técnica do ITERJ

Terça-feira 4 de Maio de 2021

Ação foi de levantamento para regularização fundiária

Realizar levantamento para reabertura de processos e viabilização de novas ações de regularização fundiária. Foi com estes objetivos que equipes do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) fizeram na segunda-feira, 3 de maio, visitas técnicas nos municípios de Conceição de Macabu e Cordeiro.

Os encontros contaram com a presença da presidente do ITERJ, Landijara Duarte, do subsecretário de Estado das Cidades, Bernardo Rossi, do deputado estadual Max Lemos e dos diretores do ITERJ,  Fábio Cristiano (Cadastro e Cartografia), Luiz Cláudio Vieira (Regularização Fundiária), Pedro Ramos (Assentamentos e Projetos), e Miguel Jr. (Chefia de Gabinete).

"Em razão do pacto estabelecido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para a regularização fundiária, que beneficiará milhares de famílias com títulos de propriedade, estamos percorrendo  diversos municípios para identificar essas demandas", explicou Landijara Duarte.

"Tramita na Alerj o Titula Rio, projeto de lei de minha autoria e do presidente André Ceciliano. Com o apoio do governo do Estado, por meio do ITERJ, e em parceria com as prefeituras, queremos levar títulos de propriedade e também outras melhorias para os municípios", destacou o deputado Max Lemos.

"O Governo do Estado está presente também no interior.

Estamos ouvindo as demandas e levando os projetos, tanto por meio do ITERJ quanto pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), autarquias da Secretaria das Cidades", completou Bernardo Rossi.

Na prefeitura de Conceição de Macabu as equipes foram recebidas pelo prefeito Valmir Lessa e secretários. O grupo visitou o assentamento São Domingos, onde receberam pedidos de equipamentos e insumos.

Em Cordeiro, o prefeito Leonam verificou a possibilidade de levantamento para regularização fundiária nas localidades Manancial e Alto Retiro.

Texto Adriana Braga
Fotos Simone Silva