Areal e Levy Gasparian recebem visita técnica do ITERJ

Quinta-feira, 13 de Maio de 2021

Ação foi de levantamento para regularização fundiária

Com o objetivo de cumprir a meta estabelecida pelo Governo do Estado do Rio do Janeiro para levar títulos de propriedade para diversas famílias, as equipes do Instituto de Terras e Cartografia (ITERJ), autarquia vinculada à Secretaria das Cidades, estão realizando visitas técnicas de levantamento para regularização fundiária em diversos municípios. Nesta quinta-feira, 13 de maio, foi a vez das cidades de Areal e Levy Gasparian, na região Serrana.

Os encontros contaram com a presença da presidente do ITERJ, Landijara Duarte,  do subsecretário de Estado das Cidades, Bernardo Rossi, e do deputado estadual Max Lemos.

Em Areal a equipe foi recebida pelo prefeito Gutinho Bernardes,  pelo

Procurador Geral, Davi Lima, e demais assessores. Durante o encontro o arquiteto da Secretaria de Obras da Prefeitura de Paraíba do Sul, Ronam Marcio da Silva, representou a prefeita Dayse Onofre e também apresentou as demandas de seu município.

Em Levy Gasparian, as equipes foram recebidas pelo prefeito Cláudio Mannarino e pelo secretário de Esporte, Juliano Maia.

"Estamos trabalhando muito e percorrendo diversos municípios para cumprir a meta estabelecida pelo governador Cláudio Castro em relação à regularização fundiária. Temos muitas famílias aguardando o sonho do título de propriedade. Em Areal e Levy Gasparian, assim como em outros municípios, estamos verificando a possibilidade de assinarmos um Termo de Cooperação Técnica para trabalharmos em parceria", Explicou Landijara Duarte.

"Realizamos os primeiros passos nestes municípios para verificarmos a possibilidade de celebrar um termo de cooperação técnica entre estss prefeituras e o Governo do Estado, por meio do ITERJ e do Departamento de Estradas de Rodagem, pois queremos também levar obras de infra-estrutura para estas regiões", completou Bernardo Rossi.

O deputado estadual Max Lemos destacou o Projeto de Lei Titula Rio, de sua autoria e de autoria do deputado André Ceciliano. "Essa ação já é fruto do projeto Titula Rio, que está para ser votado na semana que vem na Assembleia, e prevê a titulação de 100 mil imóveis no Estado, além de obras de infra-estrutura. O objetivo principal é titular, beneficiar essas famílias que há anos sonham com isso: ter o documento de sua casa", disse Max Lemos.

Os encontros também contaram com a presença dos diretores do ITERJ,  Fábio Cristiano (Cadastro e Cartografia), Luiz Cláudio Vieira (Regularização Fundiária) e Pedro Ramos (Assentamentos e Projetos.

Texto Adriana Braga

Fotos Simone Silva