Acordo entre Iterj e Prefeitura de Cabo Frio beneficiará quilombolas de Preto Forro e de Maria Romana

Segunda-feira, 2 de Março de 2015

Curso de Galinha Caipira, em Preto Forro

Fotos: Ricardo Alves

O Acordo de Cooperação Técnica entre o Iterj e a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, beneficiará as famílias das comunidades quilombolas de Preto Forro e de Maria Romana. A ideia do projeto é a Escola realizar treinamentos e conceder mudas de hortaliças, frutíferas e essências florestais, bem como, pintinhos fêmeas, a preço de custo, para o desenvolvimento agrícola das comunidades quilombolas citadas.

Já o Iterj cederá equipamentos, como a estufa para produção de mudas, chocadeira, kit de irrigação por aspersão e insumos. Além disso, os técnicos do Iterj irão fornecer apoio logístico às atividades de capacitação e coordenarão as ações do convênio.

Na última quarta-feira (25/02) foi realizada a primeira atividade prevista no Plano de Trabalho, que consistiu em uma aula teórica do curso Galinha Caipira realizada na Comunidade de Preto Forro. O evento foi um sucesso e contou com a participação de 22 quilombolas das comunidades de Preto Forro e de Maria Romana, além de 3 técnicos do ITERJ e 2 professores da Escola Municipal Nilo Batista. Para Mayumi Sone, presidente do Iterj, “é um resgate da agricultura dos quilombolas”.

Inicialmente, o tempo de duração do convênio é de quatro (4) anos e, neste período, a meta é capacitar e melhorar a tecnologia de produção de cerca de 50 famílias quilombolas daquelas comunidades.

Veja mais na Galeria de Fotos: http://www.iterj.rj.gov.br/iterj_site/galeria/acordo-entre-iterj-e-prefeitura-de-cabo-frio-beneficiara-quilombolas-63