Ações públicas alavancam o desenvolvimento da Agricultura Familiar na Baixada Fluminense

Quarta-feira, 29 de Junho de 2016

Feira da Roça de Japeri

Desde de 2011, acontece a “Feira da Roça de Japeri”, município localizado na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, participam em torno de 20 agricultores familiares, dentre eles, integrantes dos assentamentos do Iterj: Normandia, Mutirão da Fé, São Pedro, Pedra Lisa e Paes Leme. Segundo a responsável pelo projeto da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca do Município de Japeri, Inayna Sabas, é uma forma de aproximar as comunidades locais e promover o consumo de alimentos saudáveis, cultivados dentro das práticas agroecológicas.

Nesta semana, nos dias 28 e 29 de julho, ocorre a comemoração do 5º Aniversário da Feira e, também, a II Semana Municipal da Agricultura Familiar de Japeri, tendo o objetivo, por meio de diversas palestras e feiras de comercialização, mostrar que é possível uma agricultura com fomento, fixação do homem e da mulher no campo, respeito ao meio ambiente, fornecimento de alimentos saudáveis, aproximação da produção com o centro de consumo, além da geração de trabalho e renda nos municípios da Baixada Fluminense.

Para participar da Feira há algumas regras, como ser pequeno empreendedor e receber uma visita de comissão organizadora para vistoria de propriedade. O desafio, principalmente, é trazer a contrapartida financeira para os produtores rurais. Diante disso, Inayna Sabas acompanha desde 2014 os indicadores de comercialização da Feira para conquistar novas parcerias e espaços comerciais para os feirantes.

— Além desse retorno financeiro, conseguimos nos afirmar quanto Agricultura Familiar na Baixada Fluminense, participando de vários eventos de comercialização e seminários externos ao município: Festival da Cinelândia, Gastronomia e Artesanato, Dia Mundial da Alimentação e Caminhada da Natureza, entre outros —  disse Inayna Sabas.