A esperança quilombola

Feira Agroecológica do Convento

Por Roberta Sá

Fotos: Ricardo Alves

Nas barracas da Feira do Convento, encontram-se os sonhos, as barreiras e as conquistas dos quilombolas de Cabo Frio

O dia 30 de setembro de 2017 amanheceu chuvoso, frio e desesperançoso na cidade de Cabo Frio, interior do estado fluminense. Isso não foi empecilho para as quilombolas Regina Soares e Adriana Barreto, representantes das comunidades do Espírito Santo e Botafogo, seguirem com o técnico agrícola do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro — Iterj, Ricardo Alves, para Feira Agroecológica do Convento, nos jardins do Museu de Arte Religiosa e Tradicional, localizado no Largo de Santo Antônio, no Centro de Cabo Frio. A Feira foi criada como um dos movimentos em prol do resgate do trabalho agrícola e cultural dos quilombos. Mas, ao longo do tempo, o objetivo da Feira ia se perdendo porque os quilombolas encontravam obstáculos, como a distância, o transporte e a produção insuficiente. Portanto, o trabalho de resgate não é tarefa simples, é preciso diálogo, sensibilidade e busca de novas oportunidades para que haja a concretização dos direitos assegurados aos descendentes dos quilombolas pela Constituição Federal de 1988.

"A Feira é um projeto muito importante porque estamos resgatando a origem da nossa comunidade" disse Regina. Os preparativos para o evento começaram uma semana antes: confecção do logo, preparo das embalagens, adereços das barracas, entre outras coisas. Regina e Adriana prepararam bolos e empadões e também colheram produtos agrícolas para a venda. No quilombo de Botafogo, Ozair Oliveira, mesmo não conseguindo estar presente no dia da Feira, selecionou e enviou verduras e legumes orgânicos.

"Sou uma pessoa sonhadora. Eu vejo minha comunidade quilombola com grandes frutos. Eu sei que o caminho é longo, mas se cuidarmos da nossa semente hoje, certamente teremos frutos amanhã. Bom, imagino nossos jovens no futuro com trabalho na comunidade, e, também, nossa cultura resgatada" - Regina Soares

Naquele último sábado chuvoso de setembro, a barraca dos quilombolas, embalados pelo ritmo do jongo, uma dança de origem africana, foi a que mais vendeu na Feira. O sucesso do evento animou os outros integrantes da comunidade. "Agora, os preparativos estão concentrados, principalmente, na feira do dia 11 de novembro, já que haverá uma homenagem ao Dia da Consciência Negra" contou Ricardo.

as quilombolas Regina Soares e Adriana Barreto

Ressalta-se que ainda há diversas barreiras no desenvolvimento socioeconômico dos quilombolas. "Minha comunidade é muito carente. O Ricardo está conversando comigo sobre uma horta comunitária, mas não temos verbas para arames, moirões" afirmou Regina. Iara Freitas, engenheira agrônoma do Iterj, explica que para pequenos agricultores, como é o caso dos quilombolas, não é fácil começar a produzir em escala para conseguir entrar no mercado. No caso dos quilombos, é também um processo de reconhecimento dos seus direitos e de resgate da identidade agrícola e cultural. Enquanto isso, Regina conta o que ela imagina para o futuro do quilombo do Espírito Santo: "Sou uma pessoa sonhadora. Eu vejo minha comunidade quilombola com grandes frutos. Eu sei que o caminho é longo, mas se cuidarmos da nossa semente hoje, certamente teremos frutos amanhã. Bom, imagino nossos jovens no futuro com trabalho na comunidade, e, também, nossa cultura resgatada".

Para colaborar com o desenvolvimento dos quilombos, o Iterj desenvolve projetos por meio de Convênio com o BNDES e de Termo de Cooperação Técnica com a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista / Prefeitura de Cabo Frio. Também, fortalecendo a atuação do Iterj junto aos quilombolas e agricultores familiares, em junho de 2017, foi aprovado pelo Conselho Estadual de Política de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado do Rio de Janeiro o credenciamento do ITERJ como Instituição de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Veja mais fotos: http://www.iterj.rj.gov.br/iterj_site/galeria