72 famílias da 24 de Maio recebem título de Regularização Fundiária

Terça-feira 3 de Março de 2015

Entrega dos títulos de Regularização Fundiária

Texto: Estela Siqueira

A Secretaria estadual de Habitação iniciou neste sábado (28.02) a entrega de título de Regularização Fundiária dos imóveis das primeiras 72 famílias da comunidade 24 de Maio.  Além disso, mais 150 famílias estão tendo seus imóveis analisados para também terem acesso ao documento que garante a posse definitivas das casas. A entrega dos primeiros títulos foi feita pela manhã através do secretário Bernardo Rossi no Colégio Estadual Augusto Meschick.

“Como petropolitano é um dia muito feliz para mim de ter a chance de participar de um momento importante para a comunidade, uma das mais antigas da cidade com mais de 60 anos de existência.  O título simboliza a real cidadania de todas estas famílias”, destacou Bernardo Rossi, apontando ainda que o programa, executado pelo Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro (Iterj), em Petrópolis está processando a titulação de quase 5 mil famílias em diversos bairros como Corrêas, Araras, Retiro e Itaipava.

“Todo o trabalho feito no estado onde atualmente temos 117 mil títulos em andamento é meticuloso, como foi aqui na 24 de Maio. As moradias precisam estar em áreas fora de risco entre outros critérios que possibilitam a titulação. As comunidades são acompanhadas por técnicos e por assistentes sociais durante todo o tempo, um apoio para que tudo seja feito da forma mais rápida e que todos possam entender e acompanhar o processo, de modo bem transparente”, explica Mayumi Sone, presidente do Iterj.

Elza Tavares, de 90 anos, uma das moradoras mais antigas da comunidade, foi uma das primeiras a receber o título.  Ela mora na 24 de Maio há 60 anos. Sua filha Sônia falou com emoção de receber o documento. “Com essa idade avançada é uma segurança  para minha mãe e toda a nossa família ter em mãos este título”. Nilton Esteves Tavares, 80 anos, construiu sua casa no local há 55 anos. “Criei meus  cinco filhos aqui e hoje meu coração está leve por ter a posse real da minha casa”, diz o ex-ambulante, hoje aposentado.

“Ímpar este ato da Secretaria estadual de Habitação, que está de parabéns, e o município está à disposição deste trabalho para multiplicar este ato em mais comunidades”, afirma o secretário municipal de Habitação, Jorge Maia Bolão, presente à cerimônia.

O secretário estadual de Habitação agradeceu o empenho da prefeitura e da Câmara de Vereadores que possibilitaram que o local fosse considerado Área de Especial Interesse Social (AEIs) e aos técnicos do Iterj. “A equipe é incansável em todos os processos que mantemos hoje em 900 comunidades do estado”, afirmou Bernardo Rossi.