Iterj na Mídia: Produtores de Petrópolis recebem R$ 671,2 mil em equipamentos

Sábado, 7 de Dezembro de 2013

Publicado no Jornal O Fluminense

Produtores rurais de quatro assentamentos de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, receberam R$ 671,2 mil em maquinários e equipamentos do Governo do Estado. O investimento – que vai beneficiar 292 famílias das comunidades de Brejal, Jacó, Caxambu e Bonfim – faz parte da segunda etapa do programa Nossa Terra, da Secretaria de Habitação e do Instituto de Terras e Cartografia do Estado Rio de Janeiro (Iterj).

Além de carretas, tratores, arados e roçadeiras, os agricultores receberam as chaves de um caminhão baú isotérmico. O veículo é essencial para transporte de hortaliças, frutas e flores. Com os equipamentos, o presidente da Associação de Produtores Rurais do Bonfim, Marco Antônio Coelho, de 39 anos, acredita que conseguirá aumentar a produção em 30%.

“Precisávamos dessa ajuda porque não temos mão de obra suficiente. Estas máquinas e veículos vão agilizar nosso trabalho e facilitar nosso acesso nas estradas para escoar a produção até o Centro. Este incentivo será fundamental para crescermos”, disse Coelho, que produz atualmente 60 toneladas por semana de hortaliças, legumes e flores.

(...)

"Os filhos dos produtores estavam indo embora por causa das dificuldades e falta de retorno. Se continuasse como estava, a agricultura familiar ia acabar em 15 anos. Ter estes equipamentos é essencial para termos melhores condições. Produzimos hoje 10 toneladas por semana e conseguiremos aumentar a produção em 50%”, afirmou Silva.

A presidente do Iterj, Mayumi Sone, destacou também que as famílias vão economizar com os custos da produção. Além dos maquinários, técnicos do Iterj oferecem apoio no desenvolvimento de processos e acompanham as áreas desde o plantio até a colheita.

“Eles vão economizar cerca de 60% com aluguel de trator. O caminhão baú vai ajudar a escoar a produção, auxiliar no desenvolvimento sustentável e aumentar a renda das famílias”, explicou Mayumi.

 

Texto na íntegra: 

http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/plantao/produtores-de-petropolis-recebem-r-6712-mil-em-equipamentos

Mais notícias

Comentários