Histórias reconstruídas: Iterj concede 50 títulos provisórios para vítimas de chuvas em Petrópolis

Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2014

Condomínio Marília Cápua, no Vale do Cuiabá

Texto: Roberta Sá // Fotos: Ismael Alves

No sábado (15/02), vítimas das enchentes de 2011 em Petrópolis (Região Serrana) receberam as chaves e os títulos provisórios das 50 residências novas já prontas para habitação no Condomínio Marília Cápua, no Vale do Cuiabá, no distrito de Itaipava.  As moradias são o resultado da ação conjunta do Governo do estado, a Prefeitura e a iniciativa privada. O terreno foi doado pelo Instituto da Criança - Associação sem fins lucrativos criadora do projeto Nosso Cuiabá, que tinha o objetivo de arrecadar fundos para a reconstrução das moradias assoladas pelas fortes chuvas de 2011.

O estado contribuiu com R$ 4,7 milhões, sendo R$ 3 milhões da Secretaria de Obras e R$ 1,7 milhão do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Além dos investimentos, o estado, por meio do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), está finalizando a documentação para formalização da habitação no Vale do Cuiabá. Os instrumentos definitivos – Concessão de Uso ou Doação – já estão nas últimas pendências judiciais. Porém, os moradores já possuem o Termo de Autorização Provisória de Ocupação, o que lhes dá garantia de permanência.

A reportagem do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (17/02) mostra a felicidade dos moradores, como o pedreiro Adalberto Pereira do Amaral (43 anos), que viverá com a mulher e os três filhos. Ele disse que era hora de recomeçar e estava muito feliz com a casa linda, com o lugar com a vista incrível e com os vizinhos que são todos amigos.

O plano é a construção de 4.565 novas moradias para os desabrigados das chuvas de 2011. O investimento é de R$ 437,5 milhões entre recursos federais e estaduais. Já foram entregues 1.026 casas: 50 em Petrópolis, 966 em Nova Friburgo, 10 em São José do Vale do Rio Preto. Soma-se, também, 1.366 famílias que receberam indenizações para a compra de imóveis.

A nova moradia

Vista do Vale do Cuiabá