Estrutura organizacional

01. Presidência

Representar judicial ou extrajudicialmente o ITERJ. Saiba mais

02. Conselho fiscal

Aprovar o plano de trabalho anual para unidade de Auditoria Interna, ouvida a Secretaria de Estado de Fazenda e observados os requisitos mínimosestabelecidos pela legislação pertinente. Saiba mais

03. Chefia de gabinete

Assessorar a Presidência. Saiba mais

04. Auditoria interna

A Assessoria de Auditoria Interna, dirigida por um Auditor, vinculada diretamente ao titular da entidade, e subordinada tecnicamente a Auditoria Geral do Estado da Secretaria Estadual de Fazenda, será provida, prioritariamente, por integrante da carreira de Analista de Controle Interno, sendo indicado pelo responsável da Auditoria Geral do Estado. Saiba mais

05. Assessoria especial

Prestar assistência ao Gabinete da Presidência, na coordenação e integração das ações relativas à gestão do ITERJ. Saiba mais

06. Assessoria de planejamento

Analisar e opinar sobre as diretrizes gerais do ITERJ, seus planos, programas e projetos, inclusive os estratégicos, propondo mecanismos de acompanhamento, execução e avaliação. Saiba mais

07. Assessoria jurídica

Examinar, quanto à forma, conteúdo e legalidade os atos formulados pelas unidades administrativas do ITERJ. Saiba mais

08. Assessoria contábil

Realizar o registro contábil dos atos e fatos que afetam o patrimônio da entidade, respaldado por documentos que comprovem a operação e seu registro na contabilidade, mediante classificação em conta adequada, visando à salvaguarda dos bens e à verificação da exatidão e regularidade das contas. Saiba mais

09. Diretoria de administração e finanças

Planejar, coordenar e supervisionar as atividades das áreas de administração de pessoal, recursos humanos, de material, administração financeira, transporte e serviços gerais, destinadas ao funcionamento do ITERJ. Saiba mais

10. Gerência de administração e finanças

Coordenação, execução e controle das atividades dos serviços de Administração e de Finanças, tais como: aquisições de bens permanentes e de consumo, contratação de serviços, controle e execução Orçamentária, controle do Almoxarifado e Patrimônio. Saiba mais

11. Gerência de recursos humanos

Coordenar, executar e controlar as atividades relativas à administração de pessoal e desenvolvimento de recursos humanos. Saiba mais

12. Diretoria de regularização fundiária

Realizar pesquisa fundiária para descoberta de titularidade de terras rurais ou urbanas, sobre as quais recaem indícios de serem devolutas, visando à formulação de propostas de arrecadação, para desenvolvimento de projetos de assentamentos e de regularização fundiária de interesse social. Saiba mais

13. Gerência de regularização fundiária

Coordenar, programar, dirigir, orientar e controlar as atividades da Gerência e realizar pesquisas e estudos objetivando subsidiar os procedimentos administrativos de regularização fundiária de interesse social. Saiba mais

14. Gerência de atendimento comunitário

Coordenar as atividades da Gerência e elaborar rotina de atendimento às famílias, grupos comunitários e associações de moradores. Saiba mais

15. Diretoria de assentamentos e projetos

Elaborar, dirigir, orientar e supervisionar programas, projetos e ações que visem à implantação e ao desenvolvimento sustentável dos assentamentos rurais e/ou urbanos e à melhoria das condições sociais e econômicas dos assentados em consonância com a legislação ambiental vigente. Saiba mais

16. Gerência de assentamentos

Elaborar e propor os planos e projetos de acordo com os programas estabelecidos, sugerindo orientações metodológicas para as atividades do setor e avaliar os diagnósticos dos assentamentos existentes, promover o apoio à organização dos assentados, bem como de suas atividades produtivas, definindo a metodologia, e propondo procedimentos operacionais de execução. Saiba mais

17. Gerência de projetos

Elaborar e propor os planos de acordo e com programas estabelecidos, sugerindo as orientações metodológicas para as atividades do setor e acompanhar e fiscalizar a elaboração de projetos de detalhamento e execução de obras de arquitetura e engenharia, requeridas para a infraestrutura física dos assentamentos, adequando-se às novas normas e legislação vigentes. Saiba mais

18. Diretoria de cadastro e cartografia

Identificar e definir as áreas de posse de propriedade do Estado ou de particulares, tomando as providências necessárias à contratação e à fiscalização de serviços voltados ao seu mapeamento, a fim de apoiar o desenvolvimento de projetos em assentamentos rurais e urbanos. Saiba mais

19. Gerência de cadastro e pesquisa social

Definir e executar a coleta de dados socioeconômicos das comunidades atendidas e/ou indicadas formalmente pela Presidência, Chefia de Gabinete e demais Diretorias do ITERJ para identificação e/ou atualização cadastral. Saiba mais

20. Gerência de cadastro físico e cartografia

Definir e implantar métodos para efetuar o registro cadastral das terras pertencentes ao Estado ou a particulares com conotação de improdutiva, identificadas formalmente pela Diretoria de Assentamentos e Projetos e executar e fiscalizar trabalhos de topografia, fotogrametria, fotointerpretação e desenho cartográfico, para apoiar a realização de projetos de utilização da terra. Saiba mais